quinta-feira, 24 de abril de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias controversas sobre saúde mental nas redes sociais e sobre a OpenAI

Apesar de críticas e alertas crescentes sobre os danos das redes sociais à saúde mental de jovens, uma nova pesquisa do Pew Research Center mostra resultados ambíguos. Segundo o levantamento, 74% dos adolescentes nos EUA afirmam que as plataformas os fazem sentir mais conectados aos amigos. Muitos jovens enxergam as redes como aliadas, especialmente os LGBTQIA+ não brancos, os quais 53% dizem se sentir seguros e compreendidos no TikTok. Por outro lado, o uso excessivo impacta negativamente o sono (45%) e a produtividade (40%). Para 48%, as redes fazem mal para os colegas, mas só 14% acham que afetam a si próprios da mesma forma. (TechCrunch e Globo)

Sam Altman, CEO da OpenAI, revelou que ser educado com o ChatGPT (dizer “por favor” ou “obrigado”) tem um custo à empresa. Ao ser questionado sobre quanto a empresa gasta com pessoas que cumprimentam o chatbot, Altman afirmou ser “dezenas de milhões de dólares bem gastos”. Isso porque interações maiores exigem um grande consumo de energia, cerca de 0,14 kWh por resposta, o equivalente a manter 14 lâmpadas LED acesas por uma hora. Mas ser gentil com um modelo de linguagem como o ChatGPT influencia positivamente a qualidade das respostas, segundo especialistas da Microsoft e da Universidade de Cornell. (UOL)

Falando em ChatGPT. A OpenAI anunciou uma nova parceria com o Washington Post para integrar conteúdos jornalísticos à ferramenta. Com o acordo, o chatbot da empresa passará a exibir resumos e links para reportagens do veículo. A ideia, segundo as empresas, é facilitar o acesso a “notícias de alta qualidade” dentro da ferramenta de inteligência artificial. A parceria faz parte de uma série de acordos firmados pela OpenAI com veículos de mídia, como o Financial Times e Associated Press. (The Verge)

Fonte: Meio (23/04/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".