quarta-feira, 30 de abril de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital



Hoje com notícias da OpenAI, YouTube e 3 sobre segurança digital da WorldID, Silverguard e Ofcom

A OpenAI lançou nesta segunda-feira uma atualização no ChatGPT que adiciona recomendações de produtos, imagens, avaliações e links de compra, além de comparar preços. A novidade está disponível para usuários do modelo GPT-4o, incluindo as versões gratuita e pagas. De olho no mercado dominado pelo Google, a empresa promete uma experiência rápida e personalizada, baseada em dados de terceiros, sem anúncios ou comissões, ao menos por enquanto. A OpenAI também integrou o ChatGPT ao WhatsApp e vai, em breve, usar a memória de conversas para afinar as sugestões. (TechCrunch)

O YouTube anunciou mudanças no app para TVs conectadas, deixando a experiência mais parecida com a dos rivais no streaming. Agora será possível se inscrever em canais, curtir vídeos, comentar e pular para trechos específicos diretamente na tela, funções que antes ficavam mais escondidas. O ajuste atende a pedidos de criadores de conteúdo e chega num momento em que as TVs ganham protagonismo, nos EUA, por exemplo, elas já são o principal meio de acesso ao YouTube. No Brasil, 75 milhões de adultos preferem assistir à plataforma pelo televisor. Por aqui, o YouTube já detém 57% do tempo de exibição destinado a serviços de streaming, segundo pesquisa da Kantar. (UOL)

As redes sociais enfrentam há anos o desafio de lidar com perfis falsos, bots e discursos de ódio que desestimulam o debate construtivo e alimentam a desinformação. Diante disso, cresce o interesse por tecnologias que tornem o ambiente digital mais confiável, como o World ID, que usa a biometria da íris para garantir que cada usuário de fato seja um humano único, sem expor sua identidade. Isso pode reduzir drasticamente a criação de contas falsas e a ação de robôs automatizados, ao mesmo tempo em que preserva a privacidade das pessoas. O modelo se diferencia por não armazenar dados sensíveis. Embora o impacto cultural da medida ainda esteja em aberto, a verificação de humanidade pode ser uma peça-chave para repensar as dinâmicas sociais das plataformas e garantir que esses mecanismos sirvam ao público. (World)

Uma postagem nas redes sociais pode se transformar em munição para golpistas. Segundo pesquisa da Silverguard, 11% dos golpes envolvendo Pix no Brasil começam desta forma. A partir de dados de aniversário, telefone, profissão, lugares frequentados e até relatos sobre a situação financeira expostos em perfis públicos, criminosos praticam engenharia social, técnica que manipula vítimas para roubo de dados e dinheiro. Para se proteger, a recomendação é reforçar a segurança dos perfis, ativar a autenticação em dois fatores, evitar exposição de informações pessoais e manter atenção a links e novos seguidores. (UOL)

Plataformas digitais no Reino Unido terão até o dia 25 de julho para bloquear o acesso de crianças a conteúdos nocivos sob pena de enfrentarem multas pesadas, anunciou a Ofcom, agência reguladora e de concorrência britânica. As novas regras exigem verificações eficazes de idade, filtros para material prejudicial e remoção rápida de conteúdos perigosos. O governo também estuda a criação de toques de recolher digitais. (Guardian) 

Fonte: Meio (29/04/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".