terça-feira, 15 de abril de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre a liderança do ChatGPT, investigação sobre o Grok, melhorias no YouTube e atualização sobre o próximo voo turístico no espaço da Blue Origin

Pela primeira vez desde seu lançamento, o ChatGPT se tornou o aplicativo mais baixado do mundo, excluindo jogos, superando o Instagram e o TikTok. O dado, divulgado pela Appfigures, mostra que o app da OpenAI registrou 46 milhões de instalações em março, um aumento de 28% em relação a fevereiro e o melhor desempenho mensal de sua história. Entre os possíveis impulsionadores desse crescimento está a atualização dos recursos de geração de imagem, que viralizaram sobretudo com artes no estilo do Studio Ghibli, além de melhorias na voz de IA e moderação de conteúdo. Ainda assim, para analistas, o sucesso vai além das funcionalidades, pois o ChatGPT tem ganhado peso cultural a ponto de se tornar sinônimo de inteligência artificial. (TechCrunch)

A rede social X, de Elon Musk, está sendo investigada por autoridades da União Europeia por usar dados públicos em seus modelos de inteligência artificial. O alerta veio da Comissão Irlandesa de Proteção de Dados, que atua na privacidade digital no bloco. O foco da investigação é o Grok, o chatbot da empresa, que estaria sendo treinado com base em publicações feitas por usuários na plataforma. A questão levantada é que mesmo as postagens sendo públicas, a coleta em massa desses dados para alimentar uma IA, desrespeita a transparência, consentimento e o uso ético da informação. (UOL e AFP)

O YouTube está explorando um novo recurso para diminuir o tempo gasto rolando os Shorts. A ideia é permitir que os usuários configurem um cronômetro diário para limitar o acesso ao conteúdo e, com isso, evitar o doomscrolling, o consumo desenfreado de conteúdos. A novidade foi descoberta no código da versão beta do app e revelada pelo site Android Authority. Segundo o YouTube, a função ainda não está em fase pública de testes, mas está sendo considerada para futuras atualizações. (TechCrunch)

A Blue Origin divulgou neste sábado a tripulação do seu próximo voo turístico ao espaço, marcado para hoje. Pela primeira vez, a missão contará apenas com mulheres e nomes bem conhecidos estão na lista, como a cantora Katy Perry, a jornalista Gayle King, a cientista Amanda Nguyen, a ex-especialista da Nasa Aisha Bowe, a produtora de cinema Kerianne Flynn e Lauren Sanchez, noiva de Jeff Bezos, fundador da empresa. O voo, feito a bordo do foguete New Shepard, deve durar cerca de 10 minutos e cruzar a chamada linha de Kármán, o limite reconhecido do espaço. (NBC News)

Fonte: Meio (14/04/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".