quinta-feira, 10 de abril de 2025

TIC: No Mcom sai Juscelino, mas União BR segue comandando feudo político no ministério



A saída de Juscelino Filho do Ministério das Comunicações pode ter sido ruim para o ministro, mas não muda a vida de quem efetivamente manda nos negócios da área no governo: o presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o dirigente do partido, Antonio Rueda. 

O provável substituto, o deputado federal Pedro Lucas Fernandes (MA), é tido no Congresso como “homem de Rueda”, mas sua indicação foi negociada entre os dois.

Fernandes, que disputa espaço no Maranhão com Juscelino, foi escolhido para ser líder do União na Câmara dos Deputados em fevereiro passado por Rueda. Derrotou internamente o candidato de Elmar Nascimento, da Bahia, que deixou o cargo desgastado pela derrota na disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. Elmar defendeu, primeiro, que seu substituto fosse Damião Feliciano (PB), e depois, Mendonça Filho (PE).

De acordo com aliados de Rueda, Fernandes já estava sendo considerado para o governo desde antes da viagem ao Japão e ao Vietnã, para onde foi na comitiva de Lula. Na ocasião, de acordo com esses interlocutores, já se sabia que a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) viria, mas não quando.

Para esse grupo, a escolha de Fernandes serve a três objetivos principais.

O primeiro, continuar os projetos já iniciados por Juscelino e cumprir os compromissos já assumidos – inclusive com Alcolumbre.

Fernandes também deixaria a liderança do União na Câmara para Juscelino, trocando de lugar com ele na prática.

Outro objetivo nada desprezível é ajudar a aproximar Rueda de Lula e diminuir a pressão dentro do União para que o partido vá para a oposição. Tido no entorno do presidente como bolsonarista e direitista, Rueda tenta se aproximar de Lula desde o início do governo, sem sucesso.

Já Fernandes conseguiu se tornar vice-líder do governo já em 2023 e não tem essa mesma pecha. Além disso, o provável substituto de Juscelino Filho é descrito por aliados como um “homem de negócios” – o que, tanto para Alcolumbre como para Rueda, é uma qualidade muito importante.

Fonte: O Globo (09/04/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".