quarta-feira, 23 de abril de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias da Bluesky, Sony e 3 matérias sobre segurança digital

O Bluesky anunciou a implementação de seu próprio sistema de verificação de contas, com um ícone azul para perfis autênticos e notáveis. A princípio, a plataforma verificará essas contas diretamente, e os usuários não poderão solicitar o selo até que a ferramenta seja estabilizada, com base no feedback da comunidade. A mudança visa reduzir o número de contas falsas, um problema crescente após a rápida expansão da rede no final de 2024. Outra novidade é o status de “Verificador Confiável”, que permitirá a entidades, como The New York Times, selecionar usuários para verificação. Esses perfis terão um ícone azul ondulado, diferenciando-os das contas validadas pela plataforma. (Wired)

A Sony mostrou as entranhas do novo PlayStation 5 Pro, com destaque para mudanças no sistema de resfriamento. O famoso metal líquido, que chegou a ser acusado de vazar e danificar consoles no modelo anterior, agora é contido por sulcos finos que prometem maior estabilidade térmica. Embora os relatos de vazamento tenham sido, em parte, fruto de um mal-entendido, a empresa decidiu melhorar a proteção. Além disso, o console vem com ventoinha maior e placa-mãe com camadas elétricas ocultas para agilizar a memória. (The Verge)

Senhas fracas, repetidas e vazadas continuam sendo uma das principais brechas de segurança digital e o desafio só cresce com a multiplicação de serviços online. Nesse contexto, o World ID surge como uma das alternativas mais avançadas para substituir logins e senhas. Baseada em uma identidade anônima e na chamada “prova de humanidade”, a tecnologia usa um código numérico gerado a partir de uma foto da íris para garantir que cada usuário seja único, de forma totalmente anônima. A proposta é que, com uma única verificação, as pessoas possam acessar diferentes serviços digitais que exigem autenticação, com mais segurança, privacidade e praticidade. (World)

Os golpes de clonagem de WhatsApp, as falsas vendas online e atendentes bancários fakes foram as principais fraudes denunciadas por clientes de bancos em 2024, segundo levantamento da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). O chamado golpe do WhatsApp liderou com 153 mil reclamações, seguido por golpes em sites de vendas falsas (150 mil) e contatos de falsas centrais de atendimento (105 mil). A Febraban alerta que a criatividade dos criminosos exige medidas preventivas das pessoas, como ativar a verificação em duas etapas e evitar clicar em links suspeitos. A entidade também reforça que bancos nunca solicitam dados sensíveis ou transferências por telefone. Entre outros golpes frequentes estão o phishing, falso investimento, troca de cartão e envio de boletos falsos. (ICL Notícias)

Falando em phishing... A estratégia, que consiste em enganar o usuário para roubar dados bancários ou senhas, agora simula com mais perfeição sites e mensagens de empresas legítimas. Segundo a Kaspersky, o Brasil segue entre os líderes globais em tentativas desse tipo de fraude, com picos nas épocas de maior consumo, como Black Friday e Natal. Veja como se proteger desse tipo de golpe. (Terra)

Fonte: Meio (22/04/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".