terça-feira, 29 de abril de 2025

Sistel: MARÇO teve rentabilidade e desempenho de planos Sistel acima das outras EFPCs. Todos planos, exceto InovaPrev, bateram meta. PAMA segue em déficit

 


Mesmo batendo a meta de março e do 1º trimestre, PAMA segue deficitário em mais de R$ 1 bi e segue preocupando

Deficit do PAMA já corresponde a 20,2% de seu patrimonio para cobertura do plano ou 17% de sua Reserva Matemática.

O plano com melhor desempenho, dos 5 abaixo analisados, segue sendo o PBS-A, com sobras da ordem de 29% de sua Reserva Matemática, o que demonstra uma tendencia de distribuir novo superávit no final deste ano.

Em seguida vêm os planos CPqDPrev com sobras de 14% e PBS-CPqD com sobra de 10% de sua reserva matemática.

Já o plano InovaPrev, por ser da modalidade Contribuição Definida (CD), nunca distribuirá sobras e por esse motivo sua Cobertura da Reserva Matemática mantem-se sempre fixa em 100%. O problema maior desse plano está no não atingimento constante de sua meta, fazendo com que suas projeções de benefício futuro fiquem sempre abaixo das expectativas, lembrando que os benefícios de assistidos dos planos CD não possuem um reajuste anual baseado em um indice inflacionário (INPC ou IPCA), mas sim pelo valor de suas cotas diárias que não estão acompanhando suas metas desde o inicio de 2024.

Segue abaixo a tabela completa de rendimento e desempenho dos 5 planos analisados mensalmente por esse blog:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".