Os Estados Unidos querem fatiar o Google. Isso mesmo, cortar em vários pedaços que não farão parte de uma mesma empresa. Na verdade, não são somente os americanos que querem fazer isso –para muita gente, o império das buscas já deu o que tinha que dar.
Antitruste…é o nome do conjunto de medidas que pode ser aplicado a empresas como a Alphabet, controladora do buscador, e a Meta, dona do Facebook, do Instagram e do Whatsapp. O objetivo delas é desmantelar o domínio de poucas companhias sobre um mercado –neste caso, o das redes.
O que está acontecendo? O Departamento de Justiça dos EUA está processando o Google e quer que ele abra mão de alguns de seus mecanismos, de forma a não monopolizar os sistemas de busca na internet.
Na segunda-feira, o órgão argumentou que a empresa deveria ser forçada a se desfazer do navegador Chrome –além de outras mudanças em seus negócios– para atender a legislação nacional.
- "Estamos aqui para restaurar a competição nesses mercados", disse David Dahlquist, advogado do Departamento de Justiça, perante um juiz federal em Washington.
Dahlquist apresentou em tribunal medidas que, segundo ele, são necessárias para lidar com um "ciclo de práticas anticompetitivas que se retroalimenta" e que permitiu ao Google dominar o setor.
↳ No final do ano passado, o governo americano pediu a um juíz do Tribunal Distrital dos EUA que forçasse o buscador a abrir mão do Chrome e proibisse a empresa de pagar a fabricantes de smartphones, como Apple e Samsung, para tornar a busca do Google padrão nos dispositivos.
Resultados. Além de se desfazer do navegador, a big tech terá de compartilhar alguns dados técnicos com a concorrência. Se estas medidas não surtirem efeito em cinco anos, ela pode ser forçada a vender o sistema Android.
Já tem gente de olho…em comprar o Chrome. Se as autoridades conseguirem o que querem, a OpenAI, controladora do ChatGPT, está na fila para ser a nova dona do sistema.
[+] Veja o caminho que o dinheiro faz dentro na Alphabet. Para conferir como funcionam as finanças de outras gigantes do ramo, como Amazon e Apple, leia esta reportagem.
|
|
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".