terça-feira, 29 de abril de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias de ligações disparadas por robocalls, do Google sobre IA e transmissões automáticas de radio por IA

Vinte bilhões de ligações são disparadas no Brasil mensalmente. Metade delas – 10 bilhões – é realizada por robôs que são programados para discar. São as chamadas “robocalls”: ligações automáticas feitas por computadores para um número gigantesco de pessoas. Na tela do celular de quem recebe uma robocall, aparece um número que não existe, criado virtualmente. Segundo o Fantástico, essas chamadas funcionam como “prova de vida”. Se as ligações são atendidas, indicam que o dono da linha está vivo e é um cliente em potencial. Com as informações fornecidas pelos robôs, os atendentes de call center não perdem tempo telefonando para números inexistentes. E, no telemarketing, tempo é dinheiro. (TV Globo)

Um relatório do Google afirma que a adoção da inteligência artificial no trabalho poderia adicionar até € 400 bilhões (mais de R$ 2,5 trilhões) à economia britânica. A estimativa parte de programas piloto conduzidos no país com pequenas empresas, sindicatos e fundos educacionais. Além disso, trabalhadores que passaram por um treinamento básico com as ferramentas economizaram em média 122 horas por ano em tarefas administrativas, com destaque para grupos menos inseridos no mundo digital. (Reuters e CNN Brasil)

Durante meses, uma estação de rádio de Sydney transmitiu um programa apresentado por uma voz gerada por inteligência artificial sem que o público soubesse. O programa Workdays with Thy, da rádio CADA, manteve o segredo enquanto quis. O apresentador “Thy” foi criado com tecnologia da ElevenLabs, inspirado na voz de um funcionário da empresa. Estreando em novembro de 2024, o programa atingiu pelo menos 72 mil ouvintes, com quatro horas de duração e um conteúdo que abordava hip hop, R&B e pop. A falta de transparência gerou críticas da Associação Australiana de Dubladores, que acusou a emissora de trair a confiança do público. (The Verge)

Fonte: Meio (28/04/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".