Hoje com notícias da Vivo, Postes, 5G, Desoneração, Oi, Selo Anatel e mais destaques
A receita líquida da Vivo cresceu 7,2% nos últimos 12 meses, graças ao crescimento da receita de outros serviços no B2B (34,2%) e no B2C (28,7%). Conectividade (88%) e B2C (77%) continuam, no entanto, sendo as principais fonte de receita da Vivo.
Postes
A Aneel aprovou o novo regulamento conjunto para compartilhamento de postes entre os setores de energia elétrica e telecomunicações, após um esforço das prestadoras de telecomunicações para buscar uma solução de consenso.
As principais modificações no documento que havia sido aprovado pela Anatel em out/23 foram:
- As distribuidoras poderão repassar a exploração comercial a um terceiro (cessionária), mas esta cessão não é obrigatória.
- A posição de exploradora de Infraestrutura (Posteiro) poderá ser assumida pela própria distribuidora de energia, por empresa que integre o grupo econômico da distribuidora ou por pessoa jurídica contratada em chamamento público. A exploradora não pode pertencer a agentes detentores de outorga de serviços de telecomunicações.
- A definição do preço passará por consulta pública conjunta das duas agências para discussão com a sociedade da regra a ser estabelecida, cuja abertura ocorrerá quando da publicação da norma conjunta.
Estas modificações precisam agora ser aprovadas pela Anatel.
5G
- O TCU adiou para fevereiro de 2026 a análise do edital do leilão de 700 MHz.
- Foi inaugurado o novo laboratório “Smart Networks and Services for 2030”, do Centro de Pesquisa em Engenharia da Unicamp, dedicado a pesquisas e inovação em redes móveis 5G e 6G e em serviços inteligentes que moldarão o futuro das telecomunicações até 2030. A iniciativa tem o apoio da Fapesp e da Ericsson e conta com uma rede privativa 5G fornecida pela Ericsson e integrada pela NEC.
Aprovada a desoneração para M2M de IoT e VSATs
- O Senado aprovou o projeto de lei que prorroga até 2030 a isenção de Fistel, CFRP e Condecine para terminais M2M para IoT e terminais satelitais de pequeno porte (VSATs).
- Ao mesmo tempo, a Anatel aprovou súmula que dispensa o licenciamento de terminais M2M para IoT, o que os torna isentos de cobrança de Fistel e CFRP.
Oi
- O Tribunal de Justiça do RJ reconsiderou o efeito suspensivo obtido pela Anatel e voltou a liberar as garantias da Oi que estavam retidas. Exigiu, no entanto, que a Oi apresente contracautela.
- A Nio atribui a perda da base de acessos BL fixa que vem tendo em 2025 ao fato de que só em dezembro concluirá o processo de separação da Oi, deixando de compartilhar sistemas, processos operacionais e bases de dados de clientes.
Selo de Qualidade Anatel
A Anatel divulgou os selos de qualidade 2025 (A melhor E pior)
- Móvel: Claro e Vivo ficaram com B e a TIM com C.
- Banda Larga Fixa: Claro, Vivo, Oi e Proxxima ficaram com B e a TIM com C.
- Na Telefonia Fixa: Claro, Vivo, Oi e TIM ficaram com B
O Teleco publicará os resultados por UF e município nesta semana.
Mais destaques
- A operadora de satélite Myriota passará a disponibilizar no Brasil seus serviços para IoT em 15 de dezembro. A solução é baseada nos padrões 3GPP na banda L da Viasat.
- A Claro e Anatel assinaram o Termo de Conciliação que formaliza a migração para autorização da sua concessão de telefonia fixa de longa distância.
- O MCOM pretende finalizar ainda este ano o Plano Nacional de Conectividade em Rodovias. Os demais planos estratégicos em elaboração, que tratam de Inclusão Digital, Data Centers, Cabos Submarinos e Satélites ficarão para 2026.
- O relatório da Ofcom revela que os britânicos usaram 18% mais dados móveis em 2025 do que no ano anterior, totalizando 1,2 bilhão de GB por mês. 4G ainda representa a maior parte do tráfego de dados móveis, mas o uso de dados 5G cresceu mais de 53% neste ano.
.jpg)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".