terça-feira, 16 de dezembro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do mercado de celulares pirata, do chip H200 da Nvidia, da personalidade do ano segundo Financial Times e sobre o novo ChatGPT-5.2

A participação de celulares piratas no mercado brasileiro caiu de 25% para 12% em 2025, mas o alívio pode ser temporário. Isso porque a indústria atribui a queda à ofensiva da Anatel contra marketplaces e a exigência de fiscalização dos anúncios. Porém, a estratégia começou a ser desmontada na Justiça, com decisões favoráveis à Amazon e ao Mercado Livre que questionam a autoridade da agência para regulá-las. Internamente, a Anatel já decidiu levar a disputa ao STJ e ao STF, enquanto o setor teme que as vitórias judiciais incentivem uma retomada da venda de aparelhos irregulares, que ainda movimentam bilhões e seguem longe da meta de reduzir o chamado mercado cinza a 5%. (UOL)

A Nvidia informou a clientes chineses que avalia ampliar a produção do chip H200 após os pedidos superarem a capacidade atual, em um movimento que ganhou tração após o governo dos EUA autorizar a exportação do processador para a China mediante uma taxa de 25%. Empresas como Alibaba e ByteDance demonstraram interesse em grandes encomendas, enquanto autoridades chinesas discutem se vão realmente liberar os embarques. O H200 é hoje o chip mais poderoso disponível para companhias chinesas, mas a Nvidia enfrenta limitações de oferta ao priorizar as linhas mais novas Blackwell e a futura Rubin. (Reuters)

Falando em Nvidia, o Financial Times escolheu Jensen Huang como sua Pessoa do Ano, destacando o papel central do CEO na revolução da inteligência artificial. (Financial Times)

A OpenAI lançou um novo aprimoramento do ChatGPT, com o modelo GPT-5.2, que passa a ocupar posição central na estratégia da empresa para enfrentar a concorrência de Google e Anthropic. A companhia diz que o novo sistema é o mais avançado para uso corporativo, com ganhos em tarefas práticas como criação de planilhas, apresentações, código, análise de imagens e projetos complexos, além de menos falhas em atividades de pesquisa e tomada de decisão. Segundo a empresa, o modelo também erra 30% menos em respostas factuais. O lançamento chega primeiro aos assinantes pagos, enquanto o GPT-5.1 ficará disponível por mais três meses como modelo legado. (Olhar Digital)

Fonte: Meio (15/12/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".