A Inteligência Artificial (IA) SoberanIA, criada no Piauí, será lançada em escala nacional em Brasília, com a presença de ministras do governo
Uma Inteligência Artificial (IA) completamente brasileira será lançada nesta terça-feira (9), em Brasília: a SoberanIA. A tecnologia inédita foi desenvolvida no Piauí, possui mais de 350 bilhões de tokens treinados e já se consolida como o maior modelo de linguagem em português validado para uso comercial.
Será anunciada também uma aliança nacional pela infraestrutura física de IA mais segura e avançada da América Latina — envolvendo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), e empresas como a Modular, Scala, Telebras, Ceiba Energy e outros parceiros públicos e privados. Estarão presentes a ministra do MCTI, Luciana Santos; a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; e o presidente da Telebras, André Leandro Magalhães.
O evento de lançamento, que ocorre às 15h no BHotel Brasília, reunirá governo federal, estados, academia e empresas do setor para apresentar uma visão integrada sobre como o Brasil pode ampliar sua capacidade de desenvolver e operar tecnologias estratégicas. Haverá, ainda, um debate ampliado sobre o futuro da transformação digital no Brasil e sobre a importância de construir modelos de IA com dados brasileiros, governança nacional e infraestrutura própria.
O governador piauiense, Rafael Fonteles (PT-PI), considera que a ferramenta é capaz de oferecer respostas a partir de dados confiáveis e protegidos, e pode estimular a soberania digital. “É um projeto que idealizamos e agora toma forma, com aplicações específicas e protagonismo brasileiro na área de IA”, afirmou. “O governo garantiu a SoberanIA e a segurança desses dados, obedecendo à Lei Geral de Proteção de Dados”, continuou.
Conheça mais da SoberanIA
A IA SoberanIa, desenvolvida no Piauí, foi treinada com mais de de 130 bilhões de palavras em português, coletadas de fontes diversas e consistidas para uso público, e é utilizada em serviços educacionais e de segurança do estado, por meio da integração com o Piauí Oportunidades, que utiliza IA para personalizar trilhas educacionais, e o BO Fácil, que permite registrar boletins de ocorrência por voz diretamente pelo WhatsApp.
O vasto acervo de dados garante maior adaptação e eficácia na interação, além da IA contar com uma infraestrutura robusta por meio de um data center Tier 3, com servidores de alta disponibilidade instalados no próprio estado. Todos os dados processados pela SoberanIA permanecem sob guarda do governo estadual, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Fonte: Revista Forum (08/12/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".