quinta-feira, 15 de julho de 2021

Comportamento: Cada vez mais aposentados tornam-se nômades digitais e motorhomes estão cada vez mais high-techs



Homens e mulheres que trocaram suas casas por um trailer contam como é viver nas estradas americanas

Desde que se casou, em 2016, Brittany Garrett teve de viver parte do tempo separada do marido, Isaac, quando ele saía em missão pela Marinha dos EUA. Mas depois que ele deu baixa, em fevereiro, o casal pôde botar em prática o plano discutido à exaustão de ficar junto o tempo todo —  e vendeu a casa em Virginia Beach, na Virgínia, para viajar pelo país a bordo de um veículo pesado (primeiro um utilitário, depois uma picape). Brittany Garrett, de 26 anos, descreve os últimos meses como a oportunidade "de compensar todo o tempo perdido" enquanto o marido esteve fora.

— Estamos com 20 e poucos anos, não temos filhos. Não precisamos de uma casa de dois quartos e três banheiros. A sociedade quer que você pense que precisa de tudo isso a essa altura da vida, mas preferimos reduzir — explica ela, que faz home office como gerente de recrutamento de uma creche.

Mesmo antes de o oscarizado "Nomadland" —  filme que conta as andanças de uma mulher e sua picape adaptada —  fazer as pessoas discutirem a vida na estrada, os Garrett passaram a engrossar o número cada vez maior de famílias que tem um motorhome. Segundo Monika Geraci, porta-voz da principal associação do setor, ele é superior a 11,2 milhões somente  na América do Norte. Na última década, o número de aquisições desse tipo de veículo cresceu 26%, e todos os recordes foram batidos em março, com pouco mais de 54 mil unidades distribuídas pelo continente.

As concessionárias e agências on-line confirmam que há também uma enorme demanda por versões usadas, ônibus e vans. E os modelos mais novos não param de ganhar inovações, segundo Bob Wheeler, presidente e CEO da Airstream Inc. Seu entusiasmo é evidente ao falar das próximas novidades, como o toldo retrátil com painéis solares e a tecnologia que permite a reutilização da água residual.

— O ritmo das alterações é intenso. Só o que podemos fazer é tentar nos antecipar, criando sistemas mais flexíveis — diz ele.

Cary Alburn, advogado aposentado do Colorado que acampa desde a adolescência, comenta o progresso, maravilhado:

—  A explosão de opções e tecnologias para os trailers dos últimos anos é quase chocante, principalmente para aqueles que, como eu, acampam assim há décadas.

Aos 77 anos, ele se refere à época em que as baterias ofereciam o mínimo de eletricidade, e despejar na natureza a água usada na lavagem da louça era a coisa mais natural do mundo.

— Evoluímos muito. Em qualquer lugar que você estiver, certamente vai ter tudo de que necessita — garante Dave Simso, proprietário do Dave's RV Center em Danbury, Connecticut.

É o caso do ultraluxuoso Newmar, que começa a ser vendido por pouco menos de US$ 200 mil e pode chegar a US$ 1,3 milhão. Mas o filho de Simso, Dave Jr., que é gerente geral da empresa, diz que mesmo os fabricantes das versões mais acessíveis sempre tentaram acompanhar as novidades, até quando se resumiam a um forno micro-ondas e ao tocador de DVDs.

Um setor robusto de revenda permite aos compradores de modelos mais antigos incrementar seus veículos. Pelo que se vê, o interesse se resume a basicamente três áreas: internet, energia portátil e aquilo que John Tinghitella, presidente e dono da RV Designer, empresa que fornece substituição de peças para esse tipo de transporte, chama de a questão "repulsiva" do banheiro.

— Em casa, você não tem de pensar; a vida inteira sempre foi só dar a descarga e pronto. Nem sonha em ter de ver aquilo de novo — explica Tinghitella, que também é membro da RV Industry Association.

O que não é o caso durante esse tipo de viagens — o que levou a uma série de inovações para o cômodo. Normalmente, os Garrett param em acampamentos para usar uma conexão com o sistema de esgoto para a descarga por gravidade (de cordinha) que possuem. Do contrário, o tanque tem de ser esvaziado em estações apropriadas.

— Essa tarefa é minha —  diz Isaac, já que sua mulher, como tantos outros, acha o processo "nojento".

O casal está pensando em trocar por um vaso de compostagem, que exige a separação de líquidos e sólidos. Entre outras opções há a versão cassete, que capta os dejetos em um contêiner a ser retirado, esvaziado e recolocado, e a incineradora, que queima os excrementos em um recipiente de metal debaixo do assento.

Os proprietários dos modelos mais antigos também estão em busca de versões portáteis e robustas de recarga elétrica. Muitos acampamentos oferecem tomadas, mas para a prática do "boondocking" — ficar no meio do nada, sem energia — é preciso ter alguma fonte que abasteça as lâmpadas, o aquecimento e o carregamento dos aparelhos eletrônicos. Os geradores a gás têm essa capacidade, mas são barulhentos e poluentes; por isso, a troca por versões de íons de lítio é uma alternativa popular.

Grant Walters, representante regional de vendas da Pleasure-Way Industries, fabricante canadense da categoria de trailers menores conhecida como Classe B, conta que sua empresa começou a instalar essa versão mais durável e de recarga rápida em 2016.

— Foi a melhor decisão que tomamos nos últimos anos, porque permite à pessoa usar o veículo em qualquer lugar. O Classe B serve de base para quem prefere acampar isolado, geralmente quem gosta de andar de caiaque, praticar o ciclismo de competição, andar de mountain bike — afirma.

Karen e Ray Abramson, de Westport, em Connecticut, compraram uma van Pleasure-Way praticamente nova em 2019, que já tinha baterias de íons de lítio e painéis solares para recarregá-las.

— Dá para ser totalmente autossuficiente por cinco dias —  explica Ray.

Mas a transformação não se resume à troca das velhas versões de chumbo ácido pelas novas, mais leves; recomenda-se o uso de carregadores específicos tanto no adaptador de 120 volts quanto no alternador do veículo, segundo as diretrizes da fabricante Dakota Lithium, de Seattle.

— Nem todos os dispositivos têm a capacidade de carregar um produto de lítio — explica Jeff Barron, gerente de laboratório da Interstate Batteries.

Também tem o custo: segundo ele, as opções mais modernas custam quatro vezes mais que as de chumbo ácido, e os controladores de carga podem sair por até US$ 2 mil. O CEO da Dakota Lithium, Andrew Jay, calcula que um sistema pequeno saia por cerca de US$ 1.500, e o mais vendido, que inclui painéis solares, por US$ 3 mil.

Acredita-se que a pandemia seja a grande responsável pela atual popularidade dos motorhomes, mas mesmo antes dos lockdowns os nômades digitais estavam levando o trabalho para a estrada — e não só os profissionais mais jovens. Os Abramson — ele é contador, ela é professora — são sexagenários, e, assim que compraram o trailer, instalaram uma segunda escrivaninha atrás do banco do motorista para que ambos pudessem trabalhar mesmo viajando.

— Muita gente quer simplificar a vida e se afastar da complexidade que ter uma casa implica, mas ninguém abre mão da conectividade — afirma Wheeler.

Tanto as versões da Airstream como as de outros fabricantes vêm com antena celular para Wi-Fi —  que melhoram a recepção a partir da torre celular ou ponto de acesso móvel, seja de um acampamento ou do Starbucks local. E há diversas empresas ativas na revenda, que só não conseguem melhorar as velocidades mais lentas.

— Para o consumidor acostumado à internet sob demanda de casa, à qual geralmente nem dá muita importância, adquirir conectividade móvel pode ser complicado. Isso porque o acesso depende do serviço de celular, que nem sempre é fácil em locais mais isolados. Se você parar para pensar, é meio que um artifício; a conexão do seu veículo não pode ser diferente da do telefone — explica Neil Balthaser, aposentado do setor de tecnologia que é dono do Ultramobility, canal do YouTube para quem tem trailers.

Para os adeptos que acham esse meio de transporte e de vida antiquado demais, novo demais ou nojento demais, os quatro primeiros meses de Brittany Garrett dentro de um motorhome em tempo integral sugerem que há mais altos do que baixos.

— Fiquei até surpresa por gostar tanto e sentir uma paz tão grande. Estou falando de um estilo mais simples. Ter menos, viver mais — diz ela, de San Diego.

Fonte: The New York Times (13/07/2021)

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