quarta-feira, 28 de julho de 2021

Fundos de Pensão: Uma análise resumida de performance e alocação de recursos dos fundos de pensão dos servidores públicos

 


Uma analise sobre 4 fundos de pensão de servidores públicos: federais (Funpresp-Exe e Funpresp-Jud) e estaduais do RJ (RJPrev) e do ES (PREVES)

Este estudo analisou, de 2015 a 2019, a performance e a alocação de quatro fundos de previdência complementar fechada de servidores públicos federais (Funpresp-Exe e Funpresp-Jud) e dos estados do Rio de Janeiro (RJPrev) e Espírito Santo (PREVES). O desempenho de todos os fundos pelo índice Sharpe mostrou-se superior ao calculado para os índices do mercado de ações brasileiras. 

Isso se deu por conta da baixa volatilidade apresentada pelos fundos, com retornos ligeiramente superiores ao CDI e inferiores ao Ibovespa. Foram investigadas as carteiras por Análise Estática e Dinâmica de Estilo, observando-se oito fatores de risco: renda fixa prefixada, pós-fixada e híbrida (inflação), investimentos imobiliários, ações bolsa Brasil, ações exterior, câmbio e dívida externa. 

Os dois últimos fatores não apresentaram significância para nenhum fundo e saltou aos olhos a altíssima exposição à renda fixa, principalmente dos tipos pós-fixada (de menor volatilidade e menor retorno esperado) e híbrida, em menor grau. 

Ficou evidente a baixíssima exposição à renda variável (isto é, a risco) por parte de todos os fundos analisados, o que pode ser um indicativo do setor. Se considerarmos a característica fundamental do longo prazo nesses fundos, tal baixa exposição sugere falta de diversificação e ineficiência, sendo, portanto, não benéfico aos participantes. 

Além disso, em alguns períodos, o modelo apresentou baixos coeficientes de determinação, que podem advir da parte da carteira com ativos marcados na curva do papel, como na renda fixa híbrida, a exemplo das NTN-B (IPCA+) com duration longa: essa prática reduz artificialmente a volatilidade do fundo, inflando o índice Sharpe.

Fonte: Revista Brasileira de Risco e Seguro (2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".