O Dia Nacional da Inovação é marcado com a edição 2021-22 da pesquisa realizada junto a executivos e profissionais com poder de decisão em suas organizações e traz informações quanto a perspectivas de adoção de 28 tecnologias
O CPQD lança nesta terça-feira, 19 de outubro, Dia Nacional da Inovação, a edição 2021-22 do Radar Conecte-se ao Novo, documento que traz uma análise abrangente, baseada na realidade brasileira, sobre a maturidade, o potencial de impacto e a perspectiva de adoção de 28 tecnologias selecionadas como relevantes nos cenários atual – pós-Covid 19, e futuro do País. O objetivo é apresentar uma visão atualizada sobre as tecnologias que estão viabilizando – ou irão viabilizar – a transformação digital em diversos setores econômicos, contribuindo para o planejamento e as decisões das empresas sobre sua adoção.
“Nesta segunda edição, fizemos uma avaliação interna das 28 tecnologias analisadas no Radar Conecte-se ao Novo 2020, levando em conta informações de outros trabalhos e referências internacionais e, principalmente, a experiência do CPQD em relação à aplicação de novas tecnologias no País”, afirma o diretor de Inovação Paulo Curado. Com base nessa avaliação, foram selecionadas as tecnologias – entre mais de 50 – com maior potencial de impacto nas organizações brasileiras.
Apresenta a visão de diversos setores sobre as tecnologias analisadas: Tecnologias da Informação, Telecomunicações, Indústria, Agronegócio, Utilities, Financeiro, Serviços e Governo. Cada tecnologia foi avaliada sob três perspectivas: maturidade percebida, impacto previsto e prazo de adoção
Cinco delas são emergentes e foram inseridas na edição 2021-22 do Radar: Inteligência Artificial Emocional, Emotion AI, Inteligência Artificial na Borda, Edge AI, Identidade Digital Descentralizada ou Autossoberana, Biometria de Voz e Criptografia Quântica. Em contrapartida, cinco tecnologias que apareciam na primeira edição foram removidas na atual, por terem sido consideradas maduras e de uso mais disseminado no mercado – como é o caso dos assistentes virtuais e dos serviços baseados em localização, por exemplo.
Agrupadas em seis áreas, as tecnologias selecionadas foram foco da pesquisa realizada entre clientes e parceiros do CPQD que atuam no mercado brasileiro. “A maioria são executivos e profissionais com poder de decisão em suas organizações, o que permite trazer para o leitor informações mais próximas da realidade sobre as perspectivas de adoção de novas tecnologias que irão transformar o seu negócio”, enfatiza Sirlene Aveiro Honório, diretora de Marketing e Vendas do CPQD. “Além disso, como o CPQD atua em diferentes setores econômicos, a pesquisa propiciou um resultado bastante abrangente, com respostas em quantidade suficiente para a formação e consolidação de opinião consistente e representativa dos diversos setores”, acrescenta.
Dessa forma, o Radar Conecte-se ao Novo 2021-22 apresenta a visão de diversos setores sobre as tecnologias analisadas: Tecnologias da Informação, Telecomunicações, Indústria, Agronegócio, Utilities, Financeiro, Serviços e Governo. Cada tecnologia foi avaliada sob três perspectivas: maturidade percebida, impacto previsto e prazo de adoção.
O resultado desse cuidadoso trabalho de pesquisa realizado pelo CPQD está disponível para os interessados no link abaixo.
As 28 tecnologias
Estas são as tecnologias avaliadas na pesquisa e os seis grupos em que foram distribuídas:
Rede e Conectividade
- 5G – 5ª geração das redes móveis
- Multi Nuvem (Multicloud)
- Tudo Definido por Software
Inteligência Artificial
- Inteligência Artificial Emocional (Emotion AI)
- Inteligência Artificial na Borda (Edge AI)
- Interface de Uso Natural
- Computação Cognitiva
- Deep Learning
- Digital Twin
- Plataformas de “insights”
- Computação Sensível ao Contexto
- Automação Inteligente
Confiança, Privacidade e Segurança
- Blockchain
- Identidade Digital Descentralizada ou Autossoberana
- Biometria de Voz
- Segurança Auto-adaptativa
- Tecnologias de proteção da privacidade
- Autenticação Contínua
- Contratos Inteligentes
Computação Avançada
- Experiência Imersiva – Realidade Virtual e Realidade Aumentada
- Computação Quântica
- Criptografia Quântica
Mobilidade e Veículos Autônomos
- Mobilidade Elétrica ou Híbrida
- Veículos Autônomos
IoT e Dispositivos Inteligentes
- Inteligência Artificial Embarcada (Emdedded AI)
- Internet das Coisas (IoT)
- Computação de Borda
- Tecnologia Vestível – Wearable
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".