terça-feira, 4 de janeiro de 2022

Inovação: Times de futebol monetizam 'paixão nacional' com lançamentos de fan tokens e NFTs

 


Modalidades disponíveis no ecossistema dos criptoativos são novas fontes de receitas a sociedades esportivas

A consolidação e popularização do mercado de criptoativos em 2021 impulsionou um novo tipo de monetização para os times de futebol brasileiros. Seguindo a tendência mundial, grandes times – e ligas de competição – lançaram seus próprios fan tokens e NFTs (tokens não fungíveis).

Segundo Tasso Lago, gestor de fundos privados em criptomoedas e fundador da Financial Move, o fan token, diferente das criptomoedas tradicionais, é um token de utilidade, em que o titular que está investindo adquire alguns benefícios dentro do clube. “Assim, ele atrela o investimento digital ao esporte, tornando os torcedores mais próximos de seu time", comenta.

Para o especialista, um fan token é ainda inclusivo para um certo tipo de comunidade. “Um fã do esporte pode preferir, mesmo que de forma passional, os tokens de times em relação a uma moeda tradicional porque futebol é sua paixão e isso o motiva”, diz Tasso. “Os clubes engajam a comunidade do futebol em troca de benefícios. Para o torcedor, a experiência e proximidade. Para a entidade, é a monetização dessa paixão que as pessoas têm."

A iniciativa mais recente é a da Copa do Nordeste, que utilizará lances de jogos em vídeo para serem comercializados como NFTs. Os torcedores vão poder comprar momentos colecionáveis de seus times na Binance NFT Marketplace. Segundo nota da empresa, a coleção ficará disponível para ser negociada pelos usuários da plataforma em formato de leilão. Serão oito vídeos, entre gols, defesas e comemorações que ficaram marcadas na história da Lampions — como é popularmente conhecida — e que poderão ser comprados a partir do lance mínimo de 1BUSD, uma stable coin que tem paridade com o dólar.

Ainda em dezembro, o Palmeiras anunciou o lançamento de seu fan token oficial. A parceria feita com a empresa Chiliz disponibiliza as criptos para venda nos sites do Palmeiras e da Socios.com. Quem comprar o token $VERDAO terá benefícios como opinar em pesquisas sobre design de produtos, numeração de camisas dos jogadores, design de produtos, entre outras recompensas relacionadas ao clube.

Para Maurício Galiotte, presidente atual do clube, essa é mais uma grande parceria para o Palmeiras, que aumentará ainda mais o engajamento da torcida no Brasil e no mundo. “Além de ser uma importante e nova fonte de receita, acreditamos que os fan tokens aumentarão a conexão digital com nossos torcedores. Depois de um processo de análise muito cuidadosa, estamos felizes em anunciar a Socios.com como a mais nova parceira do Palmeiras", afirma Galiotte, em nota.

No início do mês, o Santos lançou token SANTOS por meio de uma Oferta Inicial de Farming (IFO), operação em que o investidor obtém uma criptomoeda por meio do depósito de um outro ativo em contrato inteligente. No caso do Santos, receberá tokens do time quem depositar a cripto CAKE na PancakeSwap, exchange descentralizada que opera na plataforma Binance Smart Chain.

Com o lançamento, o Santos estreia no mercado de DeFi (finanças descentralizadas), que movimenta mais de US$ 108 bilhões atualmente. "Com as finanças descentralizadas dentro da blockchain, se consegue unir quem precisa de empréstimos e quem quer distribuir capital através de tokens, via recompensas”, explica Tasso.

No final de novembro, a Binance e o Santos já haviam anunciado a parceria, que incluía ainda o patrocínio da corretora da camisa e do uniforme de treinamento do time paulista, que também tem pelos próximos três anos.

Fonte: Valor Investe (03/01/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".