quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Planos de Saúde: Conheça a empresa que "comprou", na verdade vai receber R$ 3 bi, pelos planos individuais da Amil

 


Empresa que comprou os planos individuais da Amil tem sede num escritório de contabilidade

A Fiord Capital, veículo de investimento que se juntou à paulista APS e assumiu em dezembro os 370 mil usuários do plano de saúde individual da Amil, não possui sede própria e está registrado em um escritório de contabilidade na zona leste de São Paulo. 

A Fiord foi fundada em 17 de novembro de 2021, cerca de três semanas antes do anúncio público da operação costurada com a UnitedHealth, empresa americana que controla a Amil. 

Sua sede, conforme registros na Receita Federal e na Junta Comercial de São Paulo, fica na Rua Dr. Luis Carlos, 887, no bairro Vila Aricanduva, na capital paulista. O endereço, um sobrado simples, é sede da empresa de contabilidade MaxxCont, que funciona no local. O único sócio da Fiord é o economista sérvio Nikola Lukic, de 36 anos.

Antes de abrir a empresa, Lukic trabalhou por quatro anos no grupo Starboard, que atua com foco em reestruturação de empresas em dificuldades. No grupo, ele comandava a gestão de investimentos na Starboard Asset, braço de fundos de investimentos. 

Em março de 2017, Lukic já abrira uma outra empresa também com nome Fiord, a Fiord Capital, ativa até hoje e que também tem como endereço o escritório da MaxxCont. 

A carteira de planos individuais da Amil é deficitária. Para se livrar do ativo, em vez de receber dinheiro, a UnitedHealth vai pagar R$ 3 bilhões para que a carteira seja assumida pela Fiord, em associação com a operadora paulista APS (Assistência Personalizada à Saúde), que possui apenas 11 mil usuários. Neste montante, estão incluídos também quatro hospitais da Amil, usado para garantir atendimento aos usuários do plano, e o pagamento de provisão (espécie de depósito) à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). 

Fonte: O Globo e Lauro Jardim (24/01/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".