Governo americano pediu adiamento para analisar risco de nova tecnologia causar interferências em voos
A AT&T e a Verizon decidiram adiar em duas semanas o lançamento de um novo serviço de 5G após recusarem pedido do governo americano para postergar a estreia que estava marcada para o próximo dia 5 de janeiro.
Em um comunicado, a AT&T diz que aceitou adiar após pedido do secretário de transporte Pete Buttigieg. “Sabemos que segurança aérea e 5G podem coexistir e estamos confiantes que uma colaboração e avaliação técnica vão sanar as questões.”
A Airlines for America, grupo que representa algumas das principais companhias aéreas nos Estados Unidos, como American Airlines, Delta Air Lines, FedEx e UPS, havia alertado sobre o aumento de interferências em voos por conta do 5G.
O grupo entrou com um pedido na Comissão Federal de Telecomunicações para impedir o avanço da nova tecnologia. De acordo com o “The Wall Street Journal”, a Airlines for America estava pronta para entrar com uma ação judicial para impedir a estreia.
Buttigieg e Steve Dickson, diretor do órgão regulador do setor aéreo nos Estados Unidos, pediram à AT&T e Verizon na última sexta-feira que adiassem a estreia dos novos serviços em duas semanas para avaliarem os riscos de interferência da tecnologia com os sistemas de comunicação das aeronaves.
A Verizon afirmou ao “The Wall Street Journal” que aceitou postergar o lançamento como forma de garantir sua estreia ainda neste mês.
O risco de interferência do 5G em voos não é a única preocupação das companhias aéreas americanas. As empresas cancelaram mais de mil voos ontem em meio ao inverno adverso e ao avanço das contaminações pela variante ômicron do coronavírus, que tem provocado falta de funcionários.
Segundo o site de rastreamento FlightAware, as companhias aéreas tinham atrasado mais de 1,6 mil voos até o meio-dia de ontem nos Estados Unidos.
Nos últimos três dias, uma em cada dez decolagens, ou mais de 8,6 mil voos foram cancelados no país. Ao todo, quase 20 mil viagens aéreas foram canceladas desde a véspera de Natal.
Segundo a analista do banco de investimentos Cowen, Helane Becker, apesar dos problemas nesta temporada, ainda se espera uma recuperação no setor de aviação civil neste ano.
Fonte: Valor (05/01/2022)
Nota da Redação: As aéreas dizem que o uso da Banda C no 5G poderia interferir em componentes eletrônicos da aeronave, especialmente os medidores de altitude, que calculam a distância do avião em relação ao solo e ajudam em pousos com baixa visibilidade.
Esses equipamentos usam frequências próximas ao 5G, o que poderia “confundir” e atrapalhar o funcionamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".