Sublinhagens BA.4 e BA.5 estão se espalhando mais rapidamente do que outras variantes e podem causar mais hospitalizações e mortes na Europa
As duas novas sublinhagens da ômicron - BA.4 e BA.5 - estão se espalhando mais rapidamente do que outras variantes do coronavírus na Europa, o que pode levar a mais hospitalizações e mortes à medida que se tornarem dominantes, disse Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças da União Europeia (ECDC, na sigla em inglês) nesta segunda-feira.
A maioria dos países da UE detectou até agora poucos casos ligados aos dois subgrupos. Mas em países onde a proporção aumentou - como Portugal, onde BA.5 representava 87% dos casos até 30 de maio - houve aumentos no total de casos, disse a agência de saúde da Europa.
As duas sublinhagens foram colocadas na lista de monitoramento da Organização Mundial da Saúde (OMS) em março e também foram designadas como variantes de preocupação pelo ECDC.
A BA-4 e BA-5 não parecem apresentar maior risco de doença grave do que outras formas de ômicron, mas um aumento no número de casos pode levar a um aumento nas hospitalizações e mortes, disse o ECDC.
"A vantagem do crescimento de casos relatado com a BA.4 e BA.5 sugere que essas variantes se tornarão dominantes", disse a agência em comunicado.
Nos Estados Unidos, os Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) disse na semana passada que BA.4 e BA.5 foram responsáveis por 5% e 8%, respectivamente, dos novos casos de covid-19 em 4 de junho.
Fonte: Valor Investe (13/06/2022)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".