quinta-feira, 23 de junho de 2022

TIC: No acesso à internet no Brasil Celular reina, TV conectada cresce e Computador some



O novo retrato do uso da internet no Brasil, pela pesquisa TIC Domicílios 2021, mostra que o smartphone segue o reinado absoluto como principal dispositivo de navegação (99% dos lares). A novidade é que a televisão deixou o computador (36%) para trás como segundo meio mais comum de uso da internet nos lares brasileiros (50%). 

“Enquanto o computador foi o principal dispositivo utilizado para internet até 2014, o celular, com o surgimento dos smartphones, se tornou predominante, com 99%. E vale considerar que parte dos novos usuários são exclusivos do celular. Já vemos que nas faixas mais novas da população, 10 a 15 anos, o uso exclusivo de celular é maior. E a televisão já vinha crescendo e se tornou o segundo dispositivo mais usado para conexão a internet no Brasil”, resumiu o coordenador da TIC Domicílios, Fabio Storino. 

Mas a pesquisa também revela um crescimento importante no uso da internet na outra ponta demográfica. Entre 2019 e 2021, o principal aumento no uso foi entre pessoas com mais de 45 anos: alta de 12 pontos no grupo de 45 a 59 anos e de 15 pontos percentuais na população com mais de 60 anos. Como resultado, em 2021 esses grupos concentraram o uso da internet (70% e 80%, respectivamente) pelo smartphone. 

O coordenador de pesquisas do Cetic.br, Fabio Senne, lembra, no entanto, que apesar das variadas atividades possíveis pelo celular, o acesso à internet exclusivamente pelos dispositivos móveis ainda representam limitações de uso. 

“Percebemos que aqueles que trabalhavam online só pelo celular tinham maiores dificuldade de teletrabalho. E no caso da educação, aquilo que tem relação com produção de conteúdos, produção de textos, tem menores condições para quem declara uso apenas de telefone celular”, disse. 

Segundo a pesquisa, as principais atividades online são enviar mensagens e conversar, usar redes sociais, ver filmes, programas ou séries, ouvir músicas e podcasts, ler, acompanhar transmissões de áudio ou vídeo em tempo real, além de transações financeiras. 

“O maior aumento desde 2019 foi o crescimento de 13 pontos percentuais no uso da internet para fazer transações financeiras. Aqui entendemos que houve impacto do Auxílio Emergencial e do PIX, sistema que teve uma adoção muito rápida e atingiu uma população que não era bancarizada”, apontou Storino. 

Outro destaque é para a audiência dos podcasts. Segundo a nova edição da pesquisa TIC Domicílios, entre os anos de 2019 e 2021 passou de 17,7 milhões para 41,2 milhões o número de usuários da internet que ouviram podcasts.  

Fonte:  Convergência Digital (21/06/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".