segunda-feira, 27 de junho de 2022

Fundos de Pensão: De volta à previdência fechada, José Roberto Savóia assume comando da Previc



Novo xarife da Previc regressa para onde atuou entre 2001 e início de 2003

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira a nomeação de José Roberto Savóia como novo titular da Superintendência Nacional da Previdência Complementar (Previc), em substituição a Lúcio Capelletto que deixou a autarquia na última terça-feira para assumir o cargo de secretário-executivo do Ministério do Trabalho e Previdência. A nomeação de Savóia, que já comandou a Secretaria de Previdência Complementar (SPC), órgão que precedeu à Previc, entre meados de 2001 e início de 2003, foi assinada pelo ministro chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira. 

Formado em administração pela FEA/USP, Savóia passou a lecionar nessa faculdade em 1998, na cadeira de finanças. Em meados de 2001 foi convidado pelo então ministro da Previdência, Fernando Brandt, para comandar a SPC após a saída de Solange Paiva Vieira, tendo permanecido à frente do órgão até o início de 2003, quando o presidente Lula assumiu a presidência da República e o ministro Ricardo Berzoini nomeou Adacir Reis para o cargo. 

Savóia voltou às suas atividades na FEA/USP mas, em 2010, foi indicado pelo então prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para presidir o Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (Iprem), onde permaneceu por dois anos. Com o fim do mandato de Kassab e a posse de Fernando Haddad na prefeitura paulista no início de 2013, Savóia deixou o Iprem e retornou à cadeira de Finanças da FEA/USP, onde leciona até hoje. Paralelamente, fundou em 2015 o Centro de Estudos em Regulação e Políticas Públicas da Fundação Instituto de Administração (FIA). 

Graduado em administração pela FEA/SUP, cursou também mestrado e doutorado nessa mesma instituição e pós-doutorado pela School of International and Public Affairs da Columbia University.

Fonte:  Invest. Institucional (24/06/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".