segunda-feira, 27 de junho de 2022

Aposentadoria: Pensando na aposentadoria? Conheça os melhores países para morar após se aposentar em 2022

 


Quem não sonha com uma aposentadoria tranquila?

Se for num país com bom clima, assistência médica profissional, acessibilidade e hospitaleiro, melhor ainda. Cada um tem sua própria opinião sobre o que torna o local de aposentadoria perfeito, mas o Índice Global de Aposentadoria de 2022 da International Living pode facilitar a sua escolha. Conheça abaixo o Top10 dos melhores lugares para se aposentar em 2022, a lista irá te surpreender.

O Índice de Aposentadoria, que está na sua 31ª edição, avalia os países em relação: habitação, benefícios e descontos, vistos e residência, adaptação/entretenimento, desenvolvimento, clima, saúde, governança, oportunidade e custo de vida. Quem faz a avaliação são os editores e correspondentes da publicação norte-americana International Living espalhados por todo o mundo, que buscam contribuir com a pesquisa levando em conta a sua experiência vivida em cada país analisado. O objetivo desta pesquisa é encontrar locais onde os aposentados possam gastar menos dinheiro, viver felizes, saudáveis e conhecer um novo país sem se afastar muito de tudo o que é familiar.

1. Panamá

Esta não é a primeira vez que o Panamá aparece no topo da lista dos melhores lugares do mundo para se aposentar. Segundo a International Living, o país da América Central conta com clima tropical incrível, pessoas amigáveis, um ambiente de vida seguro, boas condições sanitárias, excelentes hospitais e assistência médica de fácil acesso à maioria dos lugares.

Os aposentados podem pendurar os sapatos e colocar os pés pra cima em diversas tipos de comunidades. Pode ser residências nas praias, na montanha, terras altas gramadas ou vida moderna na cidade.

O Panamá tem diversas opções  de moradia, lazer e transporte. Vale destacar que a Cidade do Panamá é hub da Copa Airlines que tem conexão rápida com diversos países.

A principal atração turística do Panamá é, claro, o famoso canal de navegação. Já o seu litoral é repleto de belas praias, como: San BlasBocas del Toro e Isla Contadora!

2. Costa Rica

Do norte do Panamá vem o segundo país desta lista. Com um clima tropical, custos de vida e médicos acessíveis, uma cultura vibrante, atividades ao ar livre, criminalidade baixa, moradores amigáveis e belezas naturais ensolaradas fazem da Costa Rica um destino quase perfeito para os aposentados.

A Costa Rica é repleta de belas paisagens com diversas florestas protegidas e intocadas, além de praias lindíssimas. É muito importante destacar para você escolher se aposentar por lá é que esta nação centro-americana é uma democracia estável com altas taxas de alfabetização e um dos sistemas de saúde mais bem avaliados da América Latina, de acordo com a International Living.

3. México

Continuamos subindo em direção a América do Norte para atingirmos o terceiro país mais bem avaliado pela International Living para você se aposentar. O calor, estilo de vida, baixo custo, serviços de saúde acessíveis e facilidade para conseguir visto colocam o México nesta posição no ranking.

O país é muito procurado pelos aposentados norte-americanos e canadenses. O México apresenta um grande leque de opções para quem busca se refugiar e curtir a aposentadoria. Pode ser em belas praias, vilas rurais ou até em grandes centros urbanos.

4. Portugal

O destino queridinho dos brasileiros, tanto para visitar quanto para morar, ocupa o topo da lista dos melhores lugares para curtir a aposentadoria na Europa. Portugal sempre está no topo das listas de melhor país para se aposentar devido ao seu baixo custo de vida, facilidade de residência, incentivos fiscais para estrangeiros, obtenção de visto, população acolhedora, clima agradável, baixa taxa de criminalidade, entre outros atrativos.

Além disto, Portugal tem um sistema de saúde gratuito e acessível. É claro que o sistema público de saúde português apresenta problemas como todos, mas ele é bem estruturado. Quem quiser algo com mais agilidade e qualidade, uma opção é optar pelos seguros de saúde, os quais têm o custo bem mais baixo que no Brasil.

Portugal tem vários destinos que podem ser escolhidos para melhor atender o perfil de cada pessoa. Se a ideia é ter uma vida pacata o Alentejo é o lugar ideal para se aposentar. Se quiser curtir sol, calor e praia o rumo segue para o sul do país ao Algarve. Ainda para os mais cosmopolitas tem Lisboa e Porto. As opções são diversas neste pequeno país, mas de diversas possibilidades.

5. Colômbia

Da Europa cruzamos o Oceano e chegamos à Colômbia, o quinto país da lista. A International Living destaca o nosso vizinho como sendo um país receptivo, com bom sistema de saúde, custos de propriedade e de vida relativamente baixos, e processo de solicitação de visto simples para muitas nacionalidades.

O clima também atrai, pois há opções para todos os gostos. A Colômbia é o segundo país com maior biodiversidade do mundo, então o que você leva na mala dependerá de onde você planeja morar. As áreas costeiras de Cartagena, Barranquilla e Santa Marta são quentes e úmidas. As áreas montanhosas de Medellín, Bucaramanga, Pereira e o Triângulo do Café têm um clima mais temperado. Já Bogotá, me meio a Cordilheira, será a mais fria de todas.

6. Equador

Uma combinação de bom clima, diversidade ambiental e muita cultura a um preço acessível faz do Equador um dos melhores lugares para se aposentar. Este país, não muito frequente nos destinos sonhados dos brasileiros, tem em Quito e Guayaquil o principal destino para quem não consegue deixar de lado a vida urbana. Mas o Equador ainda oferece vida pacata e tranquila em vilarejos na Cordilheira dos Andes e no litoral. Para quem curte uma incrível biodiversidade o destino certo é a Ilhas Galápagos.

7. França

Voltamos à Europa! O lar do bom vinho, da alta gastronomia, incríveis destinos e de um certo… Je ne sais quois, a França tem algo para todos: grandes cidades, refúgios rurais, montanhas e praias ensolaradas. No sul a Côte d’Azur ensolarada é refúgio dos amantes de praia. A Dordonha é conhecida por suas vistas bucólicas de campos de girassóis e castelos. Conhecidas por suas atitudes amigáveis e espírito comunitário, Lorena e Alsácia, no nordeste da França, contam com cidades elegantes e cosmopolitas como Nancy e Estrasburgo. Não podemos também deixar de mencionar a grande Paris, lugar perfeito para quem busca vida social e muita cultura.

Segundo a International Living, a França conta com sistema de saúde de primeira, custos de moradia razoáveis em muitas regiões, uma rica herança cultural e um estilo de vida descontraído.

8. Malta

Este pequeno arquipélago tem no Mar Mediterrâneo o seu principal atrativo para quem busca relaxar e curtir a aposentadoria. Malta mistura o estilo de vida da Europa Ocidental com um toque de cultura e língua árabe – a única língua árabe que depende de um alfabeto ocidental, embora com algumas letras estranhas. Entretanto, Malta fez parte do Império Britânico por 150 anos, então o inglês também é uma língua nacional.

Esta mistura cultural com o clima quente, mar azul turquesa, gastronomia mediterrânea e muita história atraem os aposentados do mundo todo. A qualidade do sistema de saúde também é sempre levada em conta quando o destino é Malta.

porto valletta malta

9. Espanha

Do agito cultural de Madri à vida social de Barcelona, a Espanha vai muito além de suas principais cidades. Com vilarejos praianos banhados pelo Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, vilas pitorescas na montanha ou em áreas rurais, a Espanha tem uma infinidade de possibilidades para quem busca se aposentar com qualidade de vida.

Não podemos também de deixar de destacar excelente assistência médica. A saúde da Espanha está entre as melhores do mundo. De fato, é o melhor do mundo de acordo com o Relatório de Competitividade Global de 2020 do Fórum Econômico Mundial e ficou em segundo lugar no Índice Global de Aposentadoria de 2022 da International Living. Este item é algo imprescindível quando falamos em aposentadoria.

10. Uruguai

Um destino bastante viável para brasileiros! O nosso vizinho ao sul é conhecido pela boa qualidade de vida e pela avançada idade de seus habitantes. Um em cada cinco habitantes do Uruguai tem mais de 60 anos, uma das taxas mais altas do mundo. A International Living destaca o estilo de vida no campo e na praia, custos baixos, entretenimento, saúde barata e acessível, atividades ao ar livre, boa gastronomia, como os atrativos para as pessoas buscarem terras uruguaia para se aposentar.

A lista dos melhores países para se aposentar continua com seguinte ordem: Tailândia, Irlanda, Peru, Camboja, Malásia, Indonésia/Bali, Sri Lanka, Vietnã, Itália e Belize.

Vale destacar que a revista de bem-estar International Living é dos Estados Unidos e grande parte da avaliação dos países para se aposentar segue a percepção e custo de vida de norte-americanos e europeus.

Fonte:  Melhores Destinos (24/06/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".