quinta-feira, 23 de junho de 2022

TIC: Como bloquear as chamadas de telemarketing e a nova estratégia utilizada

 


Saiba qual é a estratégia para bloquear as chamadas: confira!

Receber ligações de números de telemarketing são sempre desagradáveis. Muitos momentos são empresas tentando vender pacotes que os clientes não têm interesse. Ou ainda instituições tentando convencer a fazer um empréstimo. 

Entretanto, agora está mais fácil reconhecer os números de telemarketing. Desde o dia 10 de março, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estabeleceu a obrigatoriedade da adição do prefixo 0303 nesse tipo de ligação. 

Como bloquear as chamadas de telemarketing: nova estratégia está sendo utilizada

Saiba como usar a estratégia para bloquear as chamadas / Imagem: Divulgação.

O que muda com a estratégia? 

Anteriormente, as pessoas costumavam saber que uma ligação estava relacionada à telemarketing através do prefixo 011, pois, geralmente, as mesmas eram feitas de São Paulo. Entretanto, os prefixos passaram a mudar, além de prejudicar pessoas que necessitavam receber ligações de números com esse prefixo.

De acordo com relatos de usuários, essas chamadas indesejadas estão cada vez mais elaboradas. Muitas pessoas recebem ligações em uma sequência bem como em horários fora do padrão.

Porém, pensando em auxiliar os clientes, a Anatel estabeleceu que os números de telemarketing teriam de ser obrigados a possuírem um prefixo específico. Ele seria o 0303. Dessa maneira, desde o dia 10 de março, o mesmo já está sendo obrigatório para as ligações feitas de dispositivos como celular. Contudo, desde o dia 8 deste mês, a regra passou a valer também para os telefones fixos. 

Ou seja, é importante ficar atento para a forma com que as regras se aplicam para cada tipo de telefone.

Identificar chamadas de telemarketing

Sendo assim, com essa mudança, agora os consumidores têm a oportunidade de identificar uma ligação. Ou seja, com isso, pode decidir se deseja atender ou não.

A intenção é facilitar a vida de pessoas que estão recebendo esse tipo de chamada constantemente.

Contudo, vale lembrar que a decisão não é para qualquer tipo de telemarketing, apenas para os considerados ativos. São eles: instituições financeiras que incluem bancos, empresas que usam gravações para vender serviços e produtos e também instituições filantrópicas. 

Como bloquear as chamadas?

Segundo especialistas, a mudança não fará com que a quantidade de ligações diminua. Porém, já existem formas de buscar não ser perturbado pelos números de telemarketing. Para isso, são duas formas.

A primeira delas é um serviço online chamado Não me Perturbe. Dessa maneira, na plataforma é possível cadastrar seu número de forma gratuita e não receber mais ligações das empresas registradas pelo site.

Assim, cerca de 30 bancos, empresas de crédito e também de planos de celular e TV não poderão ligar para o seu número. Para ter acesso ao mesmo, basta visitar https://naomeperturbe.com.br/

Bloquear chamadas – Não me Ligue

Ainda assim, uma outra opção é o Não Me Ligue, um serviço oferecido pelo Procon-SP. Ele funciona de forma parecida com a possibilidade acima. Ao fazer o cadastro, seu número vai para uma lista que proíbe ligações de telemarketing.

Ainda nessa plataforma, é possível falar sobre os canais que não estão respeitando o bloqueio. Para fazer o mesmo, basta acessar https://bloqueio.procon.sp.gov.br/#/.

É importante lembrar, contudo, que os interessados precisam fazer o pedido. Ou seja, é necessário entrar na plataforma para conseguir cadastrar o telefone.

Caso o site não esteja no ar, tente novamente em pouco tempo para fazer o cadastro. De acordo com quem está cadastrado, a plataforma é legítima e resolve o problema.

Por fim, vale lembrar que desde o ano de 2009, foram registradas mais de 290 mil reclamações sobre as empresas de telemarketing. Apenas neste ano, já são cerca de 10 mil. 

Fonte:  Pronatec (18/06/2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".