O grupo de trabalho formado por representantes das cinco entidades fechadas de previdência que têm a Eletrobras como patrocinadora, e que discutem a criação de uma entidade única, se reúne nesta quarta-feira (12/3).
O GT é formado pela Eletros, Elos, Fachesf, Previnorte e Real Grandeza, e cada uma dessas fundações deve enviar dois membros representantes do Conselho Deliberativo ao encontro, sendo um eleito e outro indicado.
Fonte: I. Institucional (09/03/2025)
Nota da Redação: A discussão toda gira em torno da manutenção dos Direitos Adquiridos pelos assistidos dos diversos planos, direitos esses que deixarão de existir com uma nova EFPC e consequentemente um novo plano.
A grande maioria desses participantes assistidos estão filiados a planos antigos e vitalícios BD e os patrocinadores adquirentes pós recente privatização oferecem novos planos financeiros CD, com a consequente perda dos direitos já adquiridos por décadas.
Mais um absurdo por parte das empresas privadas que compram em leilão empresas estatais e não levam em consideração seus fundos de pensão e os direitos adquiridos pelos participantes. Nesse caso da Eletrobras o problema é mais agudo ainda, pois muitos planos herdados encontram-se em déficit.
No caso da privatização da Telebras, apesar dos planos da Sistel estarem equilibrados e o maior deles até superavitário, o escândalo do enriquecimento sem causa também existe, visto que essas novas teles nunca contribuíram em nada a esses planos e elas seguem faturando anualmente 50% do superávit do plano PBS-A, razão pela qual não pleiteiam, pelo menos por enquanto, a retirada de patrocínio ou a migração para novos planos CD, como a Eletrobras está fazendo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".