sábado, 29 de março de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do novo gerador de imagens da OpenAI, filmes comerciais no YouTube e planejamento de viagens pelo Google usando IA 

As redes sociais foram inundadas nesta semana por imagens no estilo dos filmes do Studio Ghibli, impulsionadas pela nova atualização do gerador de imagens do ChatGPT, lançada na terça-feira. Mas a onda pode ter acabado logo. Já na noite de quarta, usuários começaram a ser impedidos de gerar imagens que imitassem o famoso estúdio japonês. Segundo a OpenAI, a medida faz parte de uma “abordagem conservadora” para evitar o uso de estilos de “artistas vivos”, o que inclui figuras como Hayao Miyazaki, fundador do Ghibli e crítico declarado da arte gerada por IA. A empresa afirmou que suas políticas estão em constante revisão. (Business Insider)

Filmes de grandes estúdios agora podem ser assistidos gratuitamente no YouTube e de forma legal. Companhias como Warner Bros, Sofa Digital, Encripta e Sato Company apostam no modelo como uma nova janela de exibição, que amplia o alcance dos catálogos antigos e cria uma nova frente de monetização para produções já exploradas em outras plataformas. Apesar da receita ainda ser considerada baixa por executivos brasileiros, por causa do custo por mil visualizações na América Latina, o modelo gratuito vem ganhando adesão, especialmente para produções voltadas ao público hispânico nos Estados Unidos. (TechCrunch)

O Google anunciou uma leva de atualizações para facilitar o planejamento de viagens usando inteligência artificial. No Maps, uma das novidades é a criação automática de listas com base em capturas de tela do usuário. A partir do reconhecimento de texto nas imagens, a IA identifica locais mencionados, os localiza no mapa e permite salvar tudo em listas compartilháveis. O recurso, alimentado pelo Gemini, estreia em inglês no iOS nos EUA, com previsão de chegada ao Android em breve. Além disso, usuários podem pedir diretamente à IA a criação de roteiros detalhados. Também estão previstos novos idiomas para o Google Lens, incluindo o português. (The Verge)

Fonte: Meio (28/03/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".