Foi lançada nesta quinta-feira (13) a campanha “A Meta em seu Benefício”, uma iniciativa da Fenae, Contraf-CUT) e Anapar
A campanha tem como objetivo esclarecer o que é a meta atuarial, traduzida por uma taxa de juros atuarial anual, sua importância e como ela impacta diretamente os benefícios dos participantes. “Essa campanha é um chamado ao participante. Queremos que cada um compreenda o impacto que a adequação da meta gerou e ainda pode gerar, caso nossa reivindicação seja atendida”, explicou o presidente da Fenae, Sérgio Takemoto, durante a live. “É muito importante que todos acompanhem tudo o que diz respeito ao fundo de pensão. A Funcef é apenas uma administradora de recursos, tudo o que lá está pertence a nós, participantes”, completou.
A meta atuarial é essencial para garantir a sustentabilidade dos planos da Funcef e a segurança dos benefícios dos participantes. Compreender seu funcionamento é fundamental para tomar decisões mais conscientes sobre o futuro.
O diretor-presidente da Apcef/SP e diretor de Saúde e Previdência da Fenae, Leonardo Quadros, também presente ao encontro, apresentou os números referentes à redução da meta feita em 2017 e explicou quem ganhou e quem perdeu com essa mudança. “Na prática, quem ganhou com a alteração foi a Caixa e, mais uma vez, o participante ficou com o prejuízo”, disse.
“Muito importante a live que foi realizada neste formato, com tantas pessoas com conhecimento do tema, participantes de estruturas de fundos de pensão e muito conhecimento técnico. Por ser um tema complexo, de difícil compreensão, a insegurança dos participantes acaba sendo grande, sem saber se é positiva ou negativa a mudança da meta. A iniciativa contribuiu imensamente para este entendimento”, comentou a diretora da Apcef/SP, Vivian Sá.
Caso não tenha assistido à live, clique aqui e assista agora mesmo.
Fonte: APCEF-SP e Aposentelecom (14/03/2025)
Nota da Redação: A taxa de juros atuarial é a taxa de juros real anual que é usada em cálculos atuariais. Ela é utilizada para calcular as Reservas Matemáticas, que são os recursos necessários para cumprir os compromissos atuais e futuros de um plano.
A taxa de juros atuarial pode ser ajustada anualmente, com base em estudos que consideram diversos dados, como os compromissos futuros do plano, projeções financeiras e o balancete.
A taxa de juros atuarial é utilizada para:
- Calcular as Reservas Matemáticas
- Apurar os benefícios de aposentadoria
- Calcular o valor das contribuições dos participantes ativos e patrocinadora
- Dimensionar o benefício do participante no momento da aposentadoria
- Dimensionar o valor atual da conta benefícios concedidos
- Fluxo de receita e despesa previdenciária
- Retorno esperado de cada segmento de investimentos
- Alocação de Investimentos
- Volatidade de cada segmento de investimento
- Correlação entre os segmentos
- Taxa administrativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".