sábado, 15 de março de 2025

IR2025: Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025: veja como vai funcionar o método mais fácil de declarar

 


Receita Federal afirmou que a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 só será liberada totalmente em 1º de abril

A declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025 só será liberada totalmente em 1º de abril, segundo a Receita Federal. O recurso estará disponível duas semanas após a liberação do programa do Imposto de Renda e para quem quiser declarar sem a ajuda dos dados. O prazo para declarar o IR 2025 se inicia em 17 de março.

Normalmente, nos outros anos, a declaração pré-preenchida foi disponibilizada junto com a data de início do período da declaração. O Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, afirmou que questões técnicas levaram ao atraso da divulgação. Os dados captados pela Receita entrarão no sistema da declaração gradualmente até o dia 1º de abril.

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda 2025

  • A modalidade ficará disponível a partir do dia 1º de abril.
  • O acesso ao documento pré-preenchido é feito no e-CAC (Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal), pelo programa instalado no computador ou por celular ou tablet, por meio do app Receita Federal. No ano passado, 10 milhões de contribuintes foram beneficiados com a modalidade.
  • As principais fichas estão preenchidas. A primeira delas é a de informações do contribuinte, que vêm com os dados declarados à Receita Federal no ano anterior.
  • O contribuinte consegue incluir ou excluir informações.
  • O acesso à declaração pré-preenchida já era liberado para o próprio contribuinte e o procurador dessa pessoa (com procuração eletrônica). A Receita está incluindo uma autorização de acesso, em que o contribuinte autoriza um outro CPF a fazer sua declaração usando as informações da pré-preenchida.
  • A autorização de acesso serve para pequenos núcleos familiares, como uma mãe que faz a declaração para os filhos, por exemplo. Neste caso, os filhos autorizam o acesso da mãe pelo Meu Imposto de Renda. A autorização só vale para um CPF e uma pessoa só pode ser autorizada por, no máximo, cinco pessoas. As duas pontas precisam ter contas nível prata ou ouro no Gov.Br para que isso funcione. O foco dessa solução não são contadores, que devem contar com procuração eletrônica.
Fonte: O Globo (13/03/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".