Hoje com notícias do Google e Apple investigados e desigualdade de genero com IA
O Google se tornou alvo novamente da União Europeia, após a Comissão Europeia afirmar que o serviço de buscas e a Play Store são suspeitos de violar a Lei de Mercados Digitais (DMA) do bloco. Uma investigação preliminar aponta que a companhia privilegia seus próprios serviços nos resultados da pesquisa em detrimento de serviços semelhantes oferecidos por terceiros, ao apresentá-los no topo da página ou em espaços dedicados. Outra suspeita é que a big tech está impedindo que os desenvolvedores de aplicativos direcionem os clientes para as ofertas e canais de distribuição de sua escolha. Se confirmadas as violações, o Google pode receber sanções de até 10% de seu faturamento anual global. (TechCrunch)
A Comissão Europeia também decidiu descrever medidas concretas para que a Apple faça com que o iOS funcione melhor em dispositivos de terceiros, como smartwatches e fones de ouvido. O órgão adotou duas decisões juridicamente vinculativas sob a DMA. Uma dá aos desenvolvedores e fabricantes mais acesso aos principais recursos do iPhone para que seja mais fácil para gadgets de terceiros parear, transferir dados ou exibir notificações. A outra exige que a Apple dê aos desenvolvedores acesso à documentação técnica sobre como fazer seus serviços funcionarem em iPhones e iPads. A big tech disse que isso desacelera sua capacidade de inovar. (The Verge)
A crescente adoção da inteligência artificial e o retorno ao trabalho presencial podem acentuar as desigualdades de gênero no mercado de trabalho. Um estudo da Organização Internacional do Trabalho aponta que até 38% dos empregos na América Latina podem ser impactados pela IA generativa, com 5% sob risco de automação total. Mulheres em setores formais e com maior nível educacional estão mais expostas a essas mudanças. A sub-representação feminina no desenvolvimento dessas tecnologias também pode perpetuar discriminações, como visto no caso da ferramenta de recrutamento da Amazon que prejudicava candidatas mulheres. (Valor)
Fonte: Meio (20/03/2025)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".