Assim que condutor completar 60, o órgão de trânsito vai enviar uma mensagem para emissão da credencial e vinculação ao veículo; confira passo a passo
O uso de vagas reservadas é uma garantia adquirida tanto pelos cidadãos com mais de 60 anos. Por isso, para que esse direito seja exercido de forma simples e fácil, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) está fazendo um alerta em relação à credencial de estacionamento para idoso.
A partir de agora, quando o condutor completar 60 anos, a Senatran vai enviar um lembrete, uma notificação por meio de email ou push, sobre a emissão da credencial digital de estacionamento. Dessa forma, o condutor que ainda não tem acesso ao documento pode obtê-lo, enquanto aquele que já possui a credencial emitida vai ser lembrado de realizar a vinculação do certificado ao seu veículo.
Com isso, o idoso não precisará mais usar a credencial de estacionamento física que deve ser colocada no painel do carro, apenas a digital. O objetivo dessa ação da Senatran é garantir que os cidadão exerçam esse direito que facilita sua mobilidade.
Como emitir a credencial de estacionamento para idoso
Mais de 16 milhões de pessoas acima de 60 anos e 3,4 milhões de pessoas com deficiência que possuem carteira de habilitação, podem adquirir a versão digital da credencial de estacionamento para idoso ou PcD. Isso pode ser feito pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Antes, o documento de comprovação de direitos era emitido via estados e municípios e precisava ser impresso para exibição no painel do veículo. Mas, a partir de outubro do ano passado, o certificado passou a ser digital e com validade em todo o território brasileiro.
O processo é totalmente online, sem a necessidade de deslocamentos e o beneficiário poderá optar pela versão impressa (por meio do Portal da Senatran) ou digital (via app da CDT).
Solicitar credencial de estacionamento pela internet (Senatran)
- Acesse o Portal de serviços da Senatran;
- A opção da “Credencial de Estacionamento”, fica no item “Usuário” do menu lateral. Selecione o tipo de Credencial e clique em “Prosseguir”.
- Será apresentada a tela com o botão “Emitir Credencial”. Clique no link “termos e condições” para ler as regras de utilização e marcar a caixinha confirmando o “Li e concordo com os termos e condições”, para emitir o documento
- Após a emissão da credencial, será exibido o botão “Baixar Credencial” para que você faça o download do documento. Para isso, você deve ler e concordar com os termos e condições. Ao baixar a credencial será feito o download do documento em formato PDF, já pronto para impressão.
Emitir credencial de estacionamento para idoso e PcD pelo app CDT
- Acesse e atualize o aplicativo CDT no seu celular, utilizando a sua conta gov.br. É necessário possuir o selo Prata de segurança;
- Leia o termo de responsabilidade e Politica de Privacidade e confirme;
- Acesse a opção ‘Condutor’ e selecione a opção ‘Credencial de Idosos’ ou ‘Credencial de Pessoa com Deficiência’;
- Acione a opção ‘Emitir credencial’;
- Selecione a opção Li e concordo com os termos e condições e, em seguida, clique em ‘Emitir credencial de idoso’;
- A sua credencial estará ativa, sem a necessidade de impressão.
Em seguida é preciso vincular a credencial a um veículo, que pode ser o seu ou de terceiros:
Para vincular a credencial ao meu veículo:
- Acione a opção ‘Vinculo da credencial a veículo e, sem seguida “Vincular ao meu veiculo”;
- Serão listados os veículos em sua propriedade e você podera selecionar qual o desejado para vincular ao documento.Confirme todas as etapas;
- Pronto, a sua credencial estará ativa, sem a necessidade de impressão.
Para vincular a credencial a veículos de terceiros:
- Acione Vinculo da credencial a veículo’ e, em seguida, ‘Solicitar vinculo a veículo de tercelro’
- Haverá um campo para incluir a placa do carro e o CPF do proprietário. O proprietário será notificado e precisará autorizar a ação
- Pronto, a sua credencial estará ativa, sem a necessidade de Impressão
O documento, que antes tinha validade de 5 anos, agora será vitalício para os idosos. No caso de pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência. Para o uso da versão digital, só é possível vincular a credencial a um único veículo, que poderá ser alterado a qualquer momento.
Caso o motorista tenha uma credencial emitida pelo Portal de Serviços ou Carteira Digital de Trânsito (CDT) e a perca por algum motivo, ele também poderá cancelá-la por meio do mesmo serviço. Na hora da fiscalização, os agentes de trânsito e policiais têm um aplicativo de fiscalização que permite verificar, por meio da placa ou do seu QR Code, se existe uma credencial vinculada ao veículo estacionado.
Fonte: Auto Papo (17/03/2025)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".