Ministro da Fazenda reagiu à declaração da Unafisco, que diz cogitar ir ao STF caso medida seja instituída
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informa que não enviou ao Congresso —e não enviará— um projeto de lei prevendo teto de isenção de Imposto de Renda para aposentados e pensionistas portadores de doenças graves que ganham até R$ 20 mil por mês.
A declaração é uma resposta à Unafisco, associação de auditores fiscais, que, ao Painel S.A., afirmou considerar ir ao STF caso a medida seja implementada.
Via assessoria, o ministro afirmou que essa medida chegou a ser estudada e que, desde o fim do ano passado, foi retirada de pauta a pedido do presidente Lula.
Portanto, não faria sentido algum a associação ir ao Supremo por algo que sequer saiu do papel.
"Devido a esse e outros ajustes o projeto de lei ainda não foi encaminhado para a Câmara", disse Haddad.
O projeto de lei prevê uma série de medidas compensatórias para que os brasileiros que ganham até R$ 5 mil mensais fiquem isentos do IR.
A Unafisco considera ser inconstitucional tirar a isenção de portadores de doenças como câncer e Parkinson, independente dos rendimentos mensais de cada um.
Fonte: Folha SP (06/03/2025)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".