Saiba como fazer download do programa do IRPF 2025
A entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começa nesta segunda-feira (17) e vai até o dia 30 de maio. O download do programa do IRPF já está disponível. Veja como baixar no computador e celular.
Como baixar o programa do Imposto de Renda 2025?
Para baixar o programa do IR 2025, o contribuinte pode acessar o site da Receita Federal e, na sequência, basta clicar na opção "Baixar o programa".
No site, o declarante só precisa escolher qual sistema operacional é compatível com seu computador. O programa está disponível para download para os sistemas operacionais Windows, MacOs, Linux e a versão Multiplataforma. Veja abaixo, em destaque, onde escolher a sua opção.
Passo a passo: Como fazer a declaração de IR
Após o download, a caixa de instalação do programa aparecerá. Clique em "Avançar" três vezes.
Passo 2 de como baixar a instalação do programa do IRPF 2025 — Foto: O Globo
Em seguida, uma mensagem mostrará o status completo de instalação do programa.
A partir daí, procure pelo ícone do programa "IRPF 2025" na sua área de trabalhou na barra de aplicativos do seu sistema operacional (no Windows, o Menu Iniciar).
Como baixar o programa do IRPF 2025 pelo celular?
A Receita Federal desativou o aplicativo Meu Imposto de Renda. Agora, quem quiser preencher a declaração pelo celular precisará baixar o aplicativo Receita Federal, disponível para Android e iOS.
Para baixar no Android
No sistema operacional do Google, vá até a PlayStore, busque por "Receita Federal" e baixa o aplicativo, como o da seguinte tela:
Como baixar o app da Receita Federal na PlayStore (Android) — Foto: Reprodução
Para baixar no iOS
No sistema operacional dos aparelhos da Apple, vá até a AppStore, busque por "Receita Federal" e baixa o aplicativo, como o da seguinte tela:
App da Receita Federal na AppStore, do iOS — Foto: Reprodução /AppStore
Segundo o órgão, todas as funcionalidades do antigo aplicativo estarão disponíveis no novo Receita Federal, além de diversos outros serviços, como:
- Declaração do Imposto de Renda, consulta à malha fina, restituição e pagamento;
- Consulta e emissão de recibos médicos (Receita Saúde);
- Emissão de comprovante de CPF e certidão negativa de pessoa física;
- Consulta ao CAPEF, CNPJ e processos administrativos;
- Consulta de notas fiscais de serviço e mensagens na caixa postal;
Quem obteve rendimentos através de aplicações de renda variável (como ações de empresas listadas) ou registrou atividade rural em 2024 não deve realizar a declaração pelo celular.
Fonte: O Globo (17/03/2025)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".