Teste de sentar e levantar avalia a capacidade física e o estado de saúde dos indivíduos
Sentar e levantar. Duas atitudes simples — e mais desafiadoras com o avançar da idade — compõem o teste desenvolvido pelo médico carioca Cláudio Gil Araújo no final dos anos 1990 para avaliar a capacidade física e o estado de saúde dos pacientes.
O método, considerado uma ferramenta simples, barata e segura, já foi aplicado em milhares de pessoas dentro e fora do país.
Agora, a análise de dados de mais de 4 mil pacientes de 46 a 75 anos acompanhados na Clínica de Medicina do Exercício (Clinimex), no Rio de Janeiro, revelou que as notas atribuídas pelo exame permitem prever maior ou menor propensão a desfechos como óbito por doenças cardíacas.
Em números, a taxa de mortalidade foi de 3,7% entre aqueles com pontuação de 10 no teste, 11% para quem tinha pontuação 8 e 42% entre aqueles com pontuação abaixo de 4.
“Checar na consulta, que não precisa ser feita por um médico, a habilidade de um indivíduo de meia-idade ou idoso em sentar e levantar-se do chão e atribuir notas a seu desempenho pode ser tão ou mais informativo sobre seu estado e prognóstico do que as medidas de pressão arterial e frequência cardíaca de repouso”, diz Araújo.
Veja como funciona o teste:
Pacientes que pontuaram mal no teste encaravam uma propensão seis vezes maior de morrer por causas cardiovasculares.
Fonte: Veja (15/08/2025)


Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".