Hoje com notícias do Google, Data Center Map e xAI
O Google sofreu uma derrota inédita na Justiça brasileira em um processo sobre publicidade infantil no YouTube. O TRF-6 determinou que a empresa exiba avisos contra conteúdos em que crianças promovam produtos ou que tenham anúncios direcionados a elas, além de criar um campo específico para denúncias. Esse caso começou em 2016, com inquérito do Ministério Público sobre o canal Bel para Meninas, e marca a mudança de entendimento jurídico em casos similares. (UOL)
Segundo levantamento colaborativo Data Center Map, o Brasil tem menos de 200 dos mais de 10 mil data centers espalhados pelo mundo, e apenas dois capazes de suportar tarefas complexas como o treinamento de sistemas de inteligência artificial. Os EUA, em contraste, concentram quase 40% dos centros globais, com 22 polos de ponta. Além disso, um estudo da Universidade de Oxford alerta que a baixa infraestrutura digital limita a soberania nacional, já que 60% dos serviços digitais comprados no Brasil são processados em servidores americanos. (Folha)
A xAI, startup de IA de Elon Musk, abriu um processo contra a Apple e a OpenAI em um tribunal federal do Texas, acusando as empresas de conspirar para restringir a concorrência no setor. Segundo a ação, a parceria que integrou o ChatGPT a iPhones, iPads e Macs “bloqueou mercados para manter monopólios”, além de ter supostamente reduzido a visibilidade dos aplicativos X e Grok na App Store. A OpenAI afirma que o processo segue “um padrão contínuo de assédio” por parte do bilionário. (Reuters)
Fonte: Meio (26/08/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".