sábado, 13 de setembro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre big techs investigadas, da HBO Max e do vídeo sobre bloqueio nas redes sociais no Nepal

A Comissão Federal de Comércio dos EUA abriu uma investigação sobre sete empresas de tecnologia, entre elas, Alphabet, Meta, OpenAI e a recém-criada xAI, de Elon Musk. O órgão quer entender como as companhias monitoram os riscos de seus chatbots, usados por milhões de consumidores, e pediu informações sobre monetização, coleta de dados e geração de respostas. O movimento acontece em meio a denúncias sobre falhas graves, inclusive no escândalo dos documentos internos que revelaram que o chatbot da Meta chegou a manter conversas de teor romântico com crianças e até sustentou falas racistas. (Reuters)

Falando nisso, um comitê parlamentar francês que investiga os efeitos psicológicos do TikTok em menores de idade concluiu que a plataforma coloca deliberadamente em risco a saúde e a vida de seus usuários. O presidente desta comissão pediu ao Ministério Público de Paris a abertura de uma investigação criminal sobre o caso. Em resposta, o TikTok rejeitou as conclusões, alegando que a empresa tinha se tornado um “bode expiatório” para problemas que afetam todo o setor. (Reuters)

O CEO da Warner Bros. Discovery, David Zaslav, confirmou que a HBO Max vai aumentar de preço e passará a restringir o compartilhamento de senhas. Em conferência do Goldman Sachs, ele disse que o serviço está “muito abaixo do preço” e que o catálogo de filmes e séries justificaria o reajuste. A plataforma ainda não definiu quando começará a fiscalizar usuários que dividem contas, mas Zaslav afirmou que o plano é seguir caminho semelhante a concorrentes como a Netflix. (TechCrunch)

Meio em vídeo. No Pedro+Cora, a jornalista Cora Rónai desta vez recebe Luiza Silvestrini, jornalista e apresentadora do Meio. No papo, falam sobre o governo do Nepal e o bloqueio de diversas redes sociais no país, a visão dos jovens como uma medida que tira a liberdade de expressão, os protestos e violências e um relato de como é a vida no país. Não perca, nesse link. (YouTube)

Fonte: Meio (12/09/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".