Com o fim do suporte ao Windows 10 marcado para 14 de outubro, muitos computadores não vão atualizar para o Windows 11 por problemas de compatibilidade
Antes de trocar o PC, vale conferir algumas alternativas para manter a máquina ativa por um tempo.
O que fazer com um PC incompatível com o Windows 11
O Canaltech traz algumas dicas sobre o que fazer com os computadores antigos:
- Use as Atualizações de Segurança Estendidas
- Migre para o Linux
- Troque de PC
Use as Atualizações de Segurança Estendidas
A Microsoft tem um programa de Atualizações de Segurança Estendidas (ESU, da sigla em inglês) que garante correções de segurança para o Windows 10 até o dia 13 de outubro de 2026. Dessa forma, é possível usar o PC sem novos recursos, mas com updates periódicos que tornam a experiência mais segura.
A ESU é oferecida por US$ 30 (cerca de R$ 162 em conversão direta). É possível obtê-la gratuitamente através de mil pontos do programa Microsoft Rewards ou ao sincronizar o backup do dispositivo pelo OneDrive.
Migre para o Linux
Pode ser um bom momento para trocar de sistema operacional e migrar para o Linux, disponível em código aberto. Você pode escolher uma distribuição de sua preferência, salvar arquivos em backup e conhecer o novo sistema sem custos.
Vale destacar que muitos aplicativos para PC possuem uma versão para Linux. Caso você esbarre em alguma limitação do tipo, vale a pena considerar usar a versão web, visto que Chrome e outros navegadores de destaque do mercado rodam no Sistema do Pinguim.
Não é uma opção recomendável para games, mas dá conta do recado para atividades mais simples do dia a dia, além de ser uma escolha confiável por desenvolvedores.
Troque de PC
Por fim, caso não encontre uma alternativa com as opções anteriores, o jeito é trocar o computador para uma versão mais nova. Os modelos com Windows disponíveis no mercado já contam com a versão 11, então você já pula todo o processo de migração.
Posso usar o Windows 10 sem suporte?
Você ainda pode usar o Windows após o final do suporte em outubro, mas a medida é arriscada. Com o tempo, alguns aplicativos deixarão de ser compatíveis com a versão do sistema da Microsoft, que também deixa de receber novos recursos e correções de bugs.
Ainda existe um risco de segurança, visto que a MS deixa de compartilhar atualizações para conter ameaças digitais, e então o PC pode ficar mais vulnerável.
Fonte: Canaltech (14/09/2025)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".