quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Fundos de Pensão: TCU fará fiscalização permanente em fundos de pensão de estatais federais

 


O TCU decidiu instaurar uma fiscalização contínua em todos os fundos de pensão de empresas públicas e sociedades de economia mista federais.

Ou seja, técnicos do tribunal vão acompanhar e analisar investimentos em valores mobiliários, ações e debêntures, por exemplo.

O trabalho vai consistir na coleta e análise sistemática de dados financeiros e atuariais, relatórios de auditoria interna e externa e indicadores de desempenho econômico e de risco das operações e dos planos de benefícios nas Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC).

A estimativa é que R$ 679 bilhões de patrimônio — valor referente ao que possuíam as EFPCs em abril — estejam sob monitoramento contínuo.

A proposta foi encaminha pela unidade de auditoria especializada em bancos públicos e reguladores financeiros (AudBancos) e autorizada pelo ministro Bruno Dantas, ante o risco de essas operações com valores mobiliários terem potencial de causar "elevados prejuízos".

Fonte: O Globo e Lauro Jardim (09/09/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".