terça-feira, 9 de setembro de 2025

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com noticias sobre mais uma multa no Google, novidades da IFA 2025 em Berlin e progressos no Alibaba e Anthropic

Mais uma vez, o Google foi multado por suposto monopólio. A União Europeia puniu a big tech Google em € 2,95 bilhões por práticas anticompetitivas no mercado de tecnologia publicitária, acusando a empresa de favorecer seus próprios serviços em detrimento de rivais e editores online. É a quarta condenação antitruste apenas na Europa na última década. A decisão foi adiada por pressões internas ligadas ao temor de retaliações dos EUA, pois Donald Trump ameaça sobretaxar carros europeus em resposta a sanções contra empresas de tecnologia. A Comissão quer que o Google encerre o que chamou de conflitos de interesse e deu 60 dias para que a empresa apresente um plano de mudanças. (Reuters)

Robôs felpudos que lembram pinguins, criados para fazer companhia, capazes de reconhecer rostos, responder a gestos e até seguir seus donos pela casa. Um carregador portátil com potência suficiente para alimentar simultaneamente dois laptops e um smartphone. E um novo smartphone com uma tela propositalmente menos atrativa, projetada para desencorajar o uso excessivo por crianças. Essas são algumas das inovações apresentadas na IFA 2025, em Berlim. Uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, começou na sexta-feira e segue até o dia 9. Veja os destaques revelados até o momento. (The Verge)

Alibaba avança com IA. O otimismo com o potencial da companhia em inteligência artificial levou investidores chineses a comprarem HK$c 13,5 bilhões em ações na última semana, o maior volume desde abril. O papel acumula alta de 18% no mês e lidera o Hang Seng Tech Index. Analistas de Wall Street também elevaram projeções.

A Anthropic, empresa de inteligência artificial que controla o chatbot Claude, fechou um acordo de US$ 1,5 bilhões com escritores em processo de direitos autorais. Um revés no caso poderia levar a companhia à falência.

Fonte: Meio e Bloomberg (08/09/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".