quinta-feira, 11 de setembro de 2025

IA: Google anuncia chegada de seu novo modelo de busca com inteligência artificial no Brasil

 


Segundo a big tech, modelo possui raciocínio mais avançado, multimodalidade e o poder de aprofundar a busca por meio de perguntas complementares e links para a web

O Google anunciou nesta segunda-feira (8) a chegada ao Brasil do Modo IA, um novo modelo de busca com inteligência artificial que promete responder perguntas mais elaboradas e de forma conversacional.

Segundo a big tech, ele possui raciocínio mais avançado, multimodalidade – ou seja, capacidade de interagir com texto, imagem e som – e aprofunda a busca por meio de perguntas complementares e links para a web.

Agora, usuários do país passarão a ver a modalidade como uma das abas na página de resultados de pesquisa e no aplicativo do Google. Esse tipo de busca já estava disponível em inglês para 180 países, e agora, além de português, também funcionará em hindi, indonésio, japonês e coreano.

Mas qual a diferença deste novo modelo para a busca tradicional? A diferença é que em vez de trazer um resumo pequeno feito com IA [o chamado AI Overviews] e, em seguida, links de sites, o Modo IA traz uma espécie de resumo completo ao usuário.

Segundo o Google, o modelo é particularmente útil para perguntas exploratórias e para tarefas mais complicadas, como encontrar recomendações locais, planejar uma viagem ou entender instruções complexas.

Eles dão um exemplo. É possível perguntar "Quero entender diferentes métodos de preparo de café. Faça uma tabela comparando as diferenças de sabor, facilidade de uso e equipamento necessário". Ou: "Encontre feiras livres em São Paulo que funcionem às terças-feiras antes das 8h para comprar frutas e verduras frescas". O modelo, então, trará a informação pedida em uma espécie de resumo após fazer a pesquisa em sites.

A empresa diz que o Modo IA foi projetado para multimodal, o que significa que é possível fazer perguntas da maneira que o usuário achar mais natural, além de texto, o usuário pode usar voz ou até mesmo com a câmera. Para falar com a IA, basta tocar no ícone de microfone e fazer a pergunta. É possível ainda tirar uma foto ou fazer upload de uma imagem e perguntar o que quiser.

“O Modo IA é a nossa busca por IA mais poderosa. Ele expande o que o AI Overview pode fazer com raciocínio avançado, pensamento e capacidades multimodais do Gemini 2.5. Como usuário, você pode agora fazer perguntas complexas, com nuances, com restrições múltiplas, explorar novos conceitos, planejar uma viagem detalhada, comparar produtos, tudo isso agora. Você não apenas terá uma resposta útil com tecnologia de IA, mas também a obterá com um layout limpo e fácil de ler, com perguntas de acompanhamento e links úteis.”, disse Hema Budaraju, VP de Produto e Pesquisa do Google.

Segundo a executiva, a empresa descobriu que os usuários estão fazendo perguntas que possuem duas ou três vezes o tamanho das pesquisas tradicionais, demonstrando mudanças na forma de pesquisar conteúdo.

“Se você pensar em como o comportamento do usuário está mudando, os hábitos de busca das pessoas está mudando. Elas buscam por todos os tipos de perguntas, como horários de funcionamento, acesso a sites e muito mais. Quando introduzimos o AI Overviews, vimos uma mudança enorme na forma como usam o Google Search. Agora, os usuários fazem perguntas muito mais longas, difíceis e complexas”, disse Budaraju.

“Em sua essência, o Modo IA ajuda a expandir o tipo de pergunta com as quais o Google consegue ajudar. Você realmente pode fazer perguntas bem complexas, com muitas nuances, e receber uma resposta abrangente", diz ela, complementando que a resposta pode vir em formato de tabela, mais organizada e com maneiras de aprofundar e explorar o assunto.

Para dar essa resposta mais elaborada, o Modo IA usa uma técnica de desdobramento de pergunta, chamada query fan-out, que divide a pergunta em sub tópicos e promove várias consultas simultaneamente. Além disso, para chegar nas respostas, o Google diz que o modelo se baseia em seus principais sistemas de qualidade e classificação.

“Estamos garantindo resultados de alta qualidade com essa nova experiência. Assim como o AI Overview, o AI Mode está enraizado em nossos principais sistemas de classificação, segurança de busca e previsões de anti-spam, nos quais trabalhamos há mais de 20 anos para fornecer informações confiáveis e de alta qualidade. Isso inclui testes rigorosos e análises profundas para identificar áreas desafiadoras”, disse a VP.

“Qualidade, para nós, não é esforço pontual. Continuamos investindo nesse espaço, testando e identificando áreas de melhoria. Estamos também usando novas abordagens, aproveitando as capacidades de raciocínio dos modelos para melhorar a realidade. Estamos treinando os modelos para serem ainda mais cuidadosos. Como parte do processo de pensamento e raciocínio, o AI Mode verifica seu próprio resultado para garantir que está mostrando informações de alta qualidade”, finalizou.

Fonte: Época Negócios (08/09/2025)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".