terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Aposentadoria: 3 erros que você deve evitar ao planejar seus investimentos para aposentadoria



Fique de olho pois nesse longo caminho existem algumas ciladas que muita gente acaba caindo

Em tempos de juros baixos e novas regras de Previdência, planejar investimentos para uma aposentadoria tranquila acaba não sendo uma tarefa trivial.

Hoje em dia muitas pessoas já fazem desde cedo uma série de planos e ações pensando no futuro. E elas não estão nada erradas!

A questão é que, nesse caminho rumo à aposentadoria, existem algumas ciladas que muita gente acaba caindo e que as deixam mais longe dos objetivos finais.

Pensando nisso, o site Business Insider foi atrás de algumas pessoas já aposentadas e perguntou para elas quais medidas do passado elas não fariam novamente se ainda estivessem na ativa buscando a aposentadoria.

De manter carteiras concentradas em ações a começar tarde demais, confira os 3 principais conselhos dados no levantamento.

Cuidado com o risco excessivo
Manter sua carteira totalmente aplicada no mercado de ações é uma das maiores ciladas que qualquer investidor pode se meter.

Em tempos de juros baixos, é claro que você deve se expor a um risco mais elevado caso deseje obter rendimentos mais expressivos. Mas isso não significa um abandono completo da boa e velha renda fixa.

Investir 100% do seu dinheiro em renda variável pode fazer com que você perca quantias significativas de dinheiro. Isso pode ser um problema ainda maior se você não tiver tempo para recuperar essas perdas.

Então a dica é: procure o equilíbrio. Busque o risco mas sempre com uma porcentagem de investimentos em aplicações mais conservadoras.

Não adie seu plano de aposentadoria
Apesar de falar sobre o tempo, essa dica vale para todas as idades. Se você tem 25 anos, a hora de começar a planejar sua aposentadoria é agora. Se tem 55 anos, também!

Adiar o início do plano de previdência é sem dúvidas um dos piores erros que as pessoas cometem. Ainda que sua carreira inicie com salários mais baixos e a capacidade de economizar uma grana seja limitada, vale a pena sempre reservar uma porcentagem da sua renda para o futuro.

No fim do caminho, você vai perceber que cada dinheiro economizado mês a mês fez uma grande diferença.

Não negligencie uma renda extra
Hoje em dia, é comum vermos famílias apelando para rendimentos extras na hora de fechar as contas do mês. Mas já pensou em fazer isso depois de aposentado?

Valores extras, como aluguéis e carteiras de investimento, podem facilitar uma aposentadoria mais tranquila lá na frente. Afinal, é bem difícil manter padrões de vida mais elevados com os rendimentos da Previdência Social.

Mas atenção, conquistar essa renda extra também é algo que leva tempo para ser construído. Isso quer dizer que ela deve fazer parte da sua estratégia de investimento.

Fonte: Seu Dinheiro (23/02/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".