sábado, 29 de fevereiro de 2020

Fundos de Pensão: Dona e patrocinadora da Iberia e British reduz ganho após acordo de R$ 3,5 bi com seu fundo de pensão



Resultado negativo de 99 mi de euros no 4º trimestre levou lucro da IAG a encolher 43% no ano

A International Consolidated Airlines Group (IAG), controladora da British Airways e da Iberia, registrou prejuízo no quarto trimestre de 2019 e queda de 43% no resultado do ano, devido a itens excepcionais. A companhia informou ainda que a epidemia do novo coronavírus (Covid-19) impede a apresentação de projeções para os resultados em 2020, dadas as incertezas sobre sua duração. 

Nos últimos três meses do ano passado, a empresa apresentou perda de 99 milhões de euros, revertendo o lucro de 383 milhões de euros registrado no mesmo período de 2018. No ano, o lucro caiu de 3 bilhões de euros para 1,7 bilhão de euros.  

Segundo a companhia, o custo excepcional que prejudicou os resultados do trimestre e de 2019 vem de um acordo com funcionários envolvendo o fundo de pensão da companhia, que acabou tendo um custo total de 672 milhões de euros. Excluindo este item, a empresa registra lucro líquido de 573 milhões de euros. 

A receita consolidada somou 6,2 bilhões de euros no quarto trimestre, alta de 3,3%, com aumento de 4% da receita com transporte de passageiros e queda de 10,4% com cargas. Em 2019, a receita total da IAG subiu 5,1%, para 25,5 bilhões de euros.  

A oferta de assentos por quilômetro (ASK, na sigla em inglês) subiu 2% no quarto trimestre e a receita por passageiros por quilômetro pago (RPK, na sigla em inglês) cresceu 5,4%. O número de passageiros transportados avançou 4,2%, para 27,8 mil. 

Sobre os efeitos do Covid-19, além de impedir a divulgação de projeções, a IAG informou que as rotas asiáticas e europeias apresentam queda de demanda, além de um recuo de viagens de pessoas a trabalho. Os voos para a China foram suspensos e a empresa reduziu a capacidade das rotas para a Itália.

Fonte: Valor (28/02/2020)

Nota da Redação: Patrocinadoras europeias respeitam as Leis e fazem acordos com seus participantes semi patrocinados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".