Astro oferece os recursos da assistente de voz Alexa e será lançado nos EUA por US$ 1 mil no fim do ano
Chamado de Astro, o dispositivo oferece os recursos da assistente de voz Alexa e será lançado nos EUA por US$ 1 mil
A evolução da linha de dispositivos inteligentes de voz da Amazon agora vai andar pela casa. A empresa anunciou ontem o Astro, seu primeiro robô-assistente residencial.
O pequeno robô traz recursos do serviço da assistente voz Alexa, como músicas, notícias e controle de dispositivos da casa. Ele também monitora ambientes por acionamento remoto e pode acompanhar uma pessoa se ela estiver andando pela casa enquanto faz uma chamada de vídeo, por exemplo.
“Em uma das reuniões de executivos sêniores da empresa nos perguntamos se, em cinco ou dez anos, alguém acreditava que não teríamos robôs em casa”, disse Charlie Tritschler, vice-presidente de produtos da Amazon, em um vídeo exibido durante o evento on-line. “Sim e vamos começar, nós respondemos”, afirmou o executivo sobre o projeto iniciado há alguns anos.
O robô deve chegar ao mercado americano por US$ 1 mil no fim do ano, informou Dave Limp, vice-presidente sênior de dispositivos da Amazon. Não há previsão de lançamento ou de preços para o Brasil.
Limp destacou que “as pessoas não querem só uma Alexa sob rodas” e que o Astro tem uma interface personalizada. Os olhos e o movimento da tela, que representam a cara do robô, mostram diversas expressões. O Astro também emite sons específicos - um deles semelhante ao do robô R2-D2 da saga “Star Wars”.
O Astro conta com sistemas inteligentes de mapeamento local, movimentação autônoma e compreensão visual avançados para se adaptar a diferentes tipos de piso e desviar de obstáculos.
Quanto à privacidade, é possível configurar o Astro para restringir áreas de circulação e ativar o modo “não perturbe” para dar um descanso ao assistente.
No mesmo evento, a Amazon informou que está investindo em novos parques de energia eólica e solar para compensar o consumo de energia de seus dispositivos inteligentes. A meta da empresa é reduzir as emissões de carbono por dispositivo em 50% até 2025, disse Limp.
“Estamos investindo em energia solar e eólica para produzir 5 milhões de megawatts por hora até 2025”, afirmou o executivo, sem revelar valores investidos. No ano passado a Amazon ampliou o uso de materiais recicláveis em embalagens e na confecção dos produtos.
Antes de apresentar o Astro, que foi o centro das atenções do evento de ontem, a empresa lançou dispositivos como o Glow, para crianças. Apoiado em uma mesa, o aparelho com tela de smartphone e design mais robusto permite interações em vídeo enquanto projeta atividades na mesa.
Assim como a Apple, a empresa de Jeff Bezos vem ampliando a gama de serviços por assinatura. No evento, anunciou conteúdos de exercícios e nutrição para a linha de pulseiras inteligentes Halo e um novo serviço de acompanhamento de idosos.
O novo Eco Show 15, um painel de controle da casa de 15.6 polegadas, ganhou reconhecimento facial e detecção de sons no ambiente. Ele será vendido por R$ 1.900 no Brasil, ainda sem data de lançamento definida.
Na semana passada, a Amazon anunciou a quinta geração dos leitores Kindle, vendidos a R$ 649 e R$ 849, respectivamente, por aqui.
Ontem, os papéis da companhia fecharam em queda de 2,64%, a US$ 3.315,96 por ação.
Fonte: Valor (29/09/2021)
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