sexta-feira, 26 de julho de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do ataque hacker ao governo, Apple e sobre a indústria de semicondutores

O governo federal apura um ataque hacker ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que contém os processos administrativos da União. A parte afetada do sistema é utilizada pelo Ministério da Gestão, outras oito pastas e dois órgãos federais. O incidente de segurança cibernética foi identificado na segunda-feira. O Ministério da Gestão informou que “o incidente se restringiu ao sistema multiórgão e algumas funcionalidades do Processo Eletrônico Nacional e que o SEI dos demais órgãos não foi afetado, assim como os serviços ofertados ao cidadão via Gov.br”. (UOL)

A Apple enfrenta uma nova investigação sobre práticas contrárias à concorrência na Europa, desta vez iniciada pela autoridade de concorrência da Espanha, a CNMC. A companhia é acusada de impor condições comerciais injustas aos desenvolvedores que utilizam a App Store para distribuir aplicativos aos usuários de iOS. Se a investigação confirmar as violações, a Apple pode levar uma multa de até 10% de seu faturamento anual global, mas a checagem da agência espanhola pode durar até dois anos. Desenvolvedores têm criticado a Apple por suas altas taxas, processos de revisão de aplicativos e governança, acusando a empresa de decisões arbitrárias e injustas. A Apple se defende alegando que suas regras são claras e visam proporcionar uma experiência segura e de alta qualidade. (TechCrunch)

Uma das apostas dos EUA para se manter como a maior economia do mundo é revitalizar sua indústria de semicondutores. Porém, as políticas protecionistas que o país implementou a partir de 2018 – tanto na cobrança de tarifas quanto na restrição ao ingresso de imigrantes – podem impedir que isso aconteça. O número de estudantes que terminam a faculdade com as habilidades necessárias para essa indústria, por exemplo, vem decrescendo ano a ano. (VoxEU)

Fonte: Canal do Meio (25/07/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".