sábado, 20 de julho de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias sobre a pane da Crowdstrike, OpenAI, Microsoft, associação da Meta com Ray-Ban e Netflix

Uma paralisação tecnológica global está interrompendo operações em vários setores, com companhias aéreas sem voos, emissoras fora do ar, bancos fechados e problemas em diversas áreas. De acordo com um alerta enviado pela Crowdstrike, empresa americana de tecnologia de segurança cibernética, o problema teria a ver com seu software Falcon Sensor, que estaria provocando uma falha na nuvem do Microsoft Windows. As interrupções se espalharam por todo o mundo. O setor de viagens foi um dos mais afetados, com aeroportos de Tóquio, Amsterdã, Berlim e Madri relatando atrasos e problemas com seus sistemas. (RNZ)

A OpenAI apresentou nesta quinta-feira seu mais novo modelo de IA, o GPT-4o mini, nas versões web e móvel para consumidores. A companhia afirma que a ferramenta é mais rápida e mais barata do que os modelos já lançados, sendo útil para tarefas simples e de alto volume. O GPT-4o mini vai substituir o GPT-3.5 Turbo como o menor modelo oferecido pela OpenAI, tendo obtido 82% em um teste de benchmark para medir o raciocínio, em comparação com 79% do Gemini 1.5 Flash e 75% do Claude 3 Haiku. O modelo, que já está disponível, suporta recursos de texto, mas deverá receber opções de áudio e vídeo futuramente. (TechCrunch)

A Microsoft lançou oficialmente o aplicativo Microsoft Designer, que utiliza tecnologia de inteligência artificial para dispositivos iOS e Android, além do Windows, no caso de PCs. O aplicativo permite criar e editar imagens personalizadas, como convites e adesivos, e também oferece funções avançadas de edição de imagens, como remoção de fundos e objetos. A IA pode ser usada também para editar e remodelar imagens quanto para criar colagens. O Designer é de uso gratuito em qualquer conta pessoal da Microsoft, possuindo integração com outros programas da empresa, como Word, PowerPoint e Fotos no Windows 11 e, em breve, no Microsoft Edge. (The Verge)

Meta estuda investir no grupo dos óculos Ray-Ban, segundo o Financial Times. Holding dona do Facebook, do Instagram e do WhatsApp tem avaliado um investimento de bilhões de euros, segundo o jornal britânico, em momento em que amplia esforços de seu ‘smart glasses’

A Netflix ampliou sua liderança sobre a concorrência de streaming, adicionando 8,05 milhões de clientes no 2º tri e elevando as estimativas de vendas anuais e margens de lucro. Os resultados de assinantes superaram as expectativas em todas as regiões do mundo.

Fonte: Canal do Meio e Bloomberg (19/07/2024)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".