Hoje com notícias da Alphabet, Starlink, documentário Eno e IA x criatividade
Aquisição de US$ 23 bi. A Alphabet, dona do Google, está em negociações para adquirir a startup de cibersegurança Wiz, de acordo com uma pessoa familiarizada com o assunto que falou à Bloomberg News. A transação pode totalizar até US$ 23 bi – a maior da gigante de tecnologia até hoje.
A Agência Federal de Aviação dos EUA está investigando uma falha considerada grave em um foguete Falcon 9, estrela da SpaceX de Elon Musk, crucial tanto para os sistemas de satélites quanto para a Nasa. Um Falcon 9 deveria colocar em órbita 20 satélites da rede Starlink, mas o segundo estágio do foguete não funcionou. Os satélites acabaram instalados em uma altura incorreta. Todos os lançamentos dos Falcon 9 estão suspensos até o fim das investigações. (CNN)
Quem assistir ao documentário Eno, de Gary Hustwit, e gostar tanto a ponto de ficar para outra sessão verá um filme diferente. Um software rearranja os trechos do longa a cada exibição, proporcionando uma experiência diferente. Não se trata de inteligência artificial, mas da recombinação de 30 horas de entrevistas e 500 de registros em filme sobre o produtor e multi-instrumentista Brian Eno, um desbravador da tecnologia na arte. Eno estreou no último sábado no Film Forum de Nova York. (The Verge)
A inteligência artificial estimula a criatividade de quem não é criativo, mas pode prejudicar a de quem é. Essa foi a conclusão de um estudo realizado na Inglaterra com 293 pessoas que participaram de um teste de criatividade ao escrever. Cada pessoa produziu textos com e sem ajuda do GPT-4. Os textos passaram por avaliadores que não sabiam do uso da inteligência artificial. A conclusão foi que participantes naturalmente menos criativos produziram textos melhores com os temas fornecidos pela ferramenta. Já os mais criativos não demonstraram ganho, havendo casos em que os resultados com ajuda da IA foram considerados piores. (Techcrunch)
Fonte: Bloomberg e Canal do Meio (15/07/2024)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".