quarta-feira, 17 de julho de 2024

Fundos de Pensão: Finalmente lançado o EVA na Previc para gerenciar informações das EFPCs



Até a semana passada a Previc não tinha uma base de dados única com todas informações das EFPCs

A primeira etapa do sistema que a Previc está desenvolvendo em parceria com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para agilizar o acesso aos dados das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC) já está pronta. O sistema, chamado de EVA (acrônimo de estruturação, visualização e análise), será disponibilizado nessa primeira fase, de testes, apenas aos servidores da autarquia, com os seguintes conteúdos: informações básicas, informações de supervisão, dirigentes, grandes números, evolução patrimonial, investimentos, plano de gestão administrativa, população, benefícios e contribuições, patrocinadores/instituidores e planos de benefícios.

A previsão é que o sistema completo esteja pronto em junho de 2025, quando permitirá acessos mais detalhados a informações gerenciais dos planos de benefícios, dados das carteiras de investimentos, situação patrimonial das entidades, planos de custeio, benefícios e contribuições, além de dados de patrocinadores/instituidores e populações.

Para o superintendente da Previc, Ricardo Pena, “ao compilar os principais dados das EFPC em um mesmo ambiente virtual, o painel gerencial EVA vai permitir a otimização das equipes, ao mesmo tempo em que aumentará a segurança e a confiabilidade dos dados, já que a sua atualização é dinâmica”.

Ainda de acordo com Pena, “será possível acompanhar de perto a evolução de planos, investimentos e até o número de participantes e assistidos das entidades, o que possibilitará uma compreensão transparente e ampla do setor, facilitando os processos de licenciamento e fiscalização da autarquia e, consequentemente, ampliando a proteção de todo o sistema previdenciário complementar”.

Fonte: Invest. Institucional (15/07/2024)

Nota da Redação: O EVA foi desenvolvido para agregar os diferentes bancos de dados que a Previc possuía, mas que a impedia de analisar dados estruturados, como por exemplo, número de EFPCs privadas multipatrocinadas com conselhos formados com metade de representantes dos patrocinadores e a outra metade com representantes dos participantes, ou com composição 2/3 e 1/3, respectivamente.

Essa importante informação acima foi oficialmente solicitada à Previc em 2022 por esse blog através do mecanismo de Acesso a Informação e não pode ser respondida por falta de uma gerencia inteligente de busca da Previc, segundo ela própria respondeu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".