quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Sistel: Conselheiros divulgam super "resuminho" da Reunião do Conselho Deliberativo (REDEL) ocorrida dia 25/02/2025
Na verdade o relato abaixo dos conselheiros mais parece ser uma pauta com os tópicos tratados na reunião, pois o único resultado relatado é do 1º item
SUPERAVITS APROVADOS
Informamos-lhe que na REDEL-CD da SISTEL, de 25/02/25, (Terça-Feira), foi deliberado e APROVADA a DISTRIBUIÇÃO SUPERÁVIT, de forma voluntária, dos seguintes Planos, como segue:
1)- PBS-A, dos exercícios de 2022 e 2023;
2)- TELEBRASPrev, dos exercícios: 2016; 2017; 2022 e 2023;
OUTRAS MATÉRIAS DELIBERATIVAS
Aprovadas como segue:
a) – Resultado das avaliações atuariais de 2024;
b) – Plano de custeio de 2025;
c) – Demonstrações Contábeis e mensagem da Administração de 2024;
d) – Atualização das políticas de investimentos;
e)- Resultado da metas do presidente de 2024;
e) – Proposta de ajuste nas metas do presidente para o exercício de 2025;
f) – Resultado das metas da auditoria interna de 2024;
NATUREZA INFORMATIVA
a) – ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO do PBS-TELEBRAS. O processo encontra-se ainda sob análise/autorização junto à PREVIC/SEST. Por outro lado, desenvolveremos todos os esforços junto aos referidos órgãos para que o referido processo seja liberado o mais rápido possível.
b) – Projeto INOVAPREV – Status PREVIC;
c) – Plano colaboradores – TELEMARPrev – Status PREVIC;
d) – Status PAMA;
e) – Andamento dos trabalhos da Auditoria Interna;
f) - Resultado pesquisa da satisfação;
g) – Atualização dos normativos PREVIC;
h) – Rentabilidade dos Planos.
Ressaltamos que o Acordo celebrado entre as Patrocinadoras/ Sistel/ FENAPAS, etc, está sendo rigorosamente cumprido em todos os seus termos pactuados.
Fonte: Fenapas (26/02/2025)
Um comentário:
.jpg)
Divulgar dessa forma é realmente um absurdo. Seria melhor a FENAPAS não divulgar nada. O Conselheiro eleito, por indicação da APOS deveria fazer sempre divulgação dessas REDEL - CD, através da própria associação.
Nota da Redação: "A falta de transparência nas decisões do conselho deliberativo da Sistel junto aos participantes e assistidos é assustadora.
Um exemplo disso é o relato da reunião transcrito pela Fenapas nesse link.
Além da decisão de liberar os superavit do PBS-A e TelebrasPrev, quais foram as outras decisões tomadas?
Quais foram os resultados das avaliações atuariais de 2024 e quais as novas metas atuariais dos planos PAMA e InovaPrev para 2025?
O que vai mudar na politica de investimento?
As metas de 2024 do presidente foram cumpridas?
Quais as nova metas do novo presidente para 2025?
O que significa plano colaboradores TelemarPrev (que é da Fund. Atlântico) e o que isso tem a ver com a Sistel? Haverá migração da F. Atlântico para a Sistel?
Qual o status do PAMA que fechou 2024 com somente 83% das reservas para os gastos previstos? Sua meta atuarial será alterada para equilibrar o PAMA ou haverá compensação com o plano administrativo (PGA), que pertence a todos os outros planos?
Por que a Fenapas e outras associações não publicam a rentabilidade e desempenho dos planos em 2024 e somente o Blog Aposentelecom o faz?
Esse é apenas um pequeno exemplo, daquele muito que falta, para termos uma maior transparencia nas decisões da Sistel. Afinal de contas a maioria dos participantes e assistidos tem interesse sim em acompanhar os planos do qual veem investindo desde o inicio de suas carreiras profissionais e que hoje dependem para sua sobrevivência.
Não se trata de desconfiar de nada da gestão da Sistel, que sempre investiu nosso dinheiro corretamente e nos pagou em dia e acertadamente, mas sim dos participantes e assistidos sentirem-se participantes de verdade de seus planos.
UMA TRANSPARENCIA MAIOR NAS DECISÕES DE NOSSO DINEIRO APLICADO NA SISTEL SÓ FARÁ BEM A TODOS!
Logicamente decisões estratégicas devem permanecer confidenciais, mas não as acima mencionadas."
------------------------------------------------------------
Quero deixar claro que a falta de transparência não é só da Sistel, mas também dos conselheiros eleitos e das federações que os abrigam. A Fenapas replicar as atas da mesma forma que as atas oficiais da Sistel é vergonhoso. Os conselheiros eleitos participam das Redel somente porque os elegemos. Eles são nossos representantes e como tal têm por obrigação nos relatar tudo o que ocorreu nas reuniões. Não estamos interessados em estratégias, mas sim daquilo que pode nos afetar. Alegar que estamos recebendo nossos benefícios em dia, que é uma obrigação da Sistel, e que o famigerado acordo que prejudicou muitos sistelados está sendo cumprido, é pura balela!