terça-feira, 23 de junho de 2020

TIC: Light confirma que recebeu ataque cibernético e cobrança de resgate em bitcoin



A Light, empresa distribuidora de energia elétrica que atende o Estado do Rio de Janeiro, confirmou para o portal Veja Rio que houve um incidente cibernético em sua rede. 
A empresa, que fornece energia para 31 dos 92 municípios do Estado, com um total de 7 milhões de consumidores de energia elétrica, confirmou que o incidente ocorreu na última terça-feira, 16/06. Ele se manifestou nos sistemas que fazem o atendimento de clientes.

Foi um ataque de ransomware, segundo a Veja, no qual os atacantes pediram 107.213,96 Moneros, o equivalente a R$ 37 milhões. Os cibercriminosos deram um prazo de dois dias para o pagamento, sob pena de aumentar o valor.
A Light não deu detalhes sobre o problema, mas emitiu uma nota para a imprensa admitindo que ele existe.

“A Light sofreu, nesta terça-feira (16/6), um ataque de vírus em seus computadores. O corpo técnico da empresa vem elaborando diagnósticos, ações e recomendações que estão sendo seguidas por seus colaboradores”, reportou a empresa de energia elétrica. Os ataques de ransomware com solicitação de resgate estão se multiplicando no Brasil. A Avon, da Natura, teve seus sistemas atingidos e a invasão foi comunicado à CVM.

Fonte: Convergência Digital (22/06/2020)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".