De acordo com calendário divulgado pela Receita Federal, restituição do IR 2022 terá cinco pagamentos. Veja datas dos lotes.
Apesar da declaração do Imposto de Renda (IR) ainda não ter terminado, a Receita Federal já divulgou o cronograma de restituição. Segundo o anúncio, a devolução dos recursos começará ainda no mês de maio. Então, confira o calendário de restituição do IR 2022.
Vale lembrar que a Receita Federal decidiu estender o período de declaração do Imposto de Renda. Anteriormente, o prazo final era até 29 de abril. Agora, a nova data limite é o dia 31 de maio de 2022. Quem for obrigado, e não fizer a declaração do IR, poderá cair na malha fina, pagar multas e até ter problemas com a Justiça no futuro.
Calendário de restituição do IR 2022
O calendário de restituição do IR 2022 possui cinco datas. Os lotes vão de maio a setembro. Então, confira o cronograma completo:
1º lote: liberado em 31 de maio de 2022;
2º lote: liberado em 30 de junho de 2022;
3º lote: liberado em 30 de julho de 2022;
4º lote: liberado em 31 de agosto de 2022;
5º lote: liberado em 30 de setembro de 2022.
Em caso de dúvidas, é possível acessar o site da Receita Federal ou o aplicativo Meu Imposto de Renda (Android e iOS).
Como funciona a restituição do Imposto de Renda
A restituição do Imposto de Renda é feita pela Receita Federal a partir de cálculos pré-determinados. O órgão verifica os rendimentos dos declarantes e suas origens e determina o quanto será devolvido ao contribuinte.
Quem declara antes terá prioridade na hora de receber o dinheiro. Sendo assim, a restituição será paga nos primeiros lotes. Já quem deixa para a última hora receberá os últimos pagamentos conforme o cronograma apresentado anteriormente.
Ainda segundo a Receita Federal, quem foi idoso, possui doença grave ou seja alguém considerado como Pessoa com Deficiência (PcD) receberá mais cedo, provavelmente no 1º lote. Professores também fazem parte do grupo de prioridade da restituição.
Fonte: Concursos no BR (12/05/2022)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".