sexta-feira, 13 de maio de 2022

Fundos de Pensão: Consolidado Estatístico da Abrapp permite análises comparativas de planos e EFPCs



As principais estatísticas da previdência complementar fechada em 2021 como dados de investimentos, rentabilidade, população e o conhecido Ranking das EFPC por patrimônio, entre outros dados relevantes foram disponibilizados pela Abrapp e podem ser acessados neste link.

Abaixo resumimos as tabelas referentes ao ranking das EFPCs, onde a Sistel permanece no 8o. lugar em termos de patrimônio, o ranking dos maiores planos, onde o plano PBS-A da Sistel permanece em 7o. lugar na modalidade BD e o plano assistencial PAMA também da Sistel segue como o 3o. maior entre os planos CD. Nenhum plano CV da Sistel (Prev) encontra-se entre os 15 maiores de sua modalidade.

Posteriormente replicamos duas tabelas comparativas de rendimentos entre as 3 diferentes modalidades de planos existentes no Brasil. Observa-se que desde o início da amostragem, em 2012, os planos BDs (na Sistel os planos PBS) são os que mais rendem. Em seguida vêm os planos CVs (na Sistel os planos Prev, exceto o InovaPrev) e por último os CDs (na Sistel o plano InovaPrev).

Apenas mais uma constatação que qualquer migração de planos BD para CV ou CD trazem perdas de rendimento e prejuízo aos participantes.







(clique sobre os gráficos acima para aumenta-los)

Fonte: Abrapp e Aposentelecom (13/05/2022)



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".