Dados do portal Teleco mostram que a aquisição da Oi Móvel, aprovada em abril pela Anatel, mudou o cenário de cobertura no Brasil no 4G. Em março, a Oi detinha presença em 3499 municípios. A partir de abril, a TIM - com a incorporação da base da Oi- passou a ser a líder com presença em 4891 municípios.
A Vivo está presente em 4577 municípios e a Claro em 3067 municípios. No Brasil, ainda há 26 municípios sem qualquer operadora móvel e 1629 municípios seguem sendo atendidos por apenas uma operadora. E 1246 municípios contam com o atendimento de duas operadoras. Isso significa que quase 30 milhões de brasileiros têm atendimento de uma ou de duas, num duopólio na oferta do serviço móvel celular.
No chamado LTE Advanced , que é um 4,5G, o cenário muda. A Vivo lidera com folga e está presente em 3.139 municípios. Já a Claro está presente em 2.331 municípios e a TIM fica para trás com 1.818 municípios.
No 5G, outra virada. A Claro está na frente com 35 municípios enquanto TIM e Vivo empatam em oito municípios. O 5G está sendo ofertado na faixa de 2,3GHz, o chamado 5G DSS, o que não é 'puro' como o 5G Standalone, que virá com a operação comercial do 5G, agora, prevista para setembro.
Fonte: Convergência Digital (17/05/2022)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".