sexta-feira, 5 de julho de 2024

TIC: As principais notícias relacionadas ao cotidiano digital

 


Hoje com notícias do Google, IA generativa e sobre GPS

O novo relatório ambiental do Google mostra que a empresa aumentou suas emissões de gases do efeito estufa em 48% ante 2019. O crescimento da demanda é atribuído ao avanço da inteligência artificial, que requer mais poder computacional, necessitando de mais energia para seus data centers. O objetivo do Google é reduzir as emissões a zero até 2030, mas a big tech admite que a integração de IA em cada vez mais produtos torna a meta um desafio ainda maior. Um estudo recente revela que um sistema de IA generativa pode usar cerca de 33 vezes mais energia do que computadores executando software específico para tarefas. (BBC)

E quando se trata de IA generativa, a China é a líder absoluta em solicitações de patentes, segundo a agência de propriedade intelectual da ONU. A tecnologia foi utilizada em cerca de 54 mil invenções de 2014 até o ano passado, sendo um quarto delas apenas em 2023. Mais de 38.200 invenções são chinesas, seis vezes mais do que o registrado pelos EUA, que aparecem em segundo (6.300), seguidos pela Coreia do Sul (4.155). O levantamento não inclui outras formas de IA. (AP)

O GPS mudou o mundo e a forma como vivemos, mas em tempos de ataques digitais, a tecnologia tem sido alvo recorrente, com impactos até mesmo em voos comerciais. Em 2024, 60 mil aviões foram atingidos com sinais falsos de GPS, alterando rotas e confundindo pilotos no mundo todo. Nos EUA, a comunicação, inclusive de autoridades, depende diretamente do sistema e não há alternativas no país, que tem visto a tecnologia chinesa, russa e europeia se desenvolverem. Os satélites responsáveis pelas informações são confiáveis, mas facilmente manipuláveis, o que faz com que a desinformação seja usada como arma de guerra. (New York Times)

Fonte: Canal do Meio (04/07/2024)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Este blog não se responsabiliza pelos comentários emitidos pelos leitores, mesmo anônimos, e DESTACAMOS que os IPs de origem dos possíveis comentários OFENSIVOS ficam disponíveis nos servidores do Google/ Blogger para eventuais demandas judiciais ou policiais".